Pesquisa no Amazonas aponta que cloroquina não funciona em pacientes graves

Teste foi feito em grupo de 81 pessoas infectadas

Basília Rodrigues
Por Basília Rodrigues, CNN  
08 de abril de 2020 às 16:08 | Atualizado 08 de abril de 2020 às 16:09
 

Os primeiros testes com hidroxicloroquina realizados por um grupo de pesquisadores no Amazonas revelam que o coronavírus se manteve no sistema respiratório de pacientes em estado grave mesmo após o tratamento experimental.

Um grupo de 81 pessoas infectadas passou pelo tratamento em que a hidroxicloroquina é combinada com a azitromicina, com o objetivo de se descobrir se o uso da substância é seguro, eficaz e qual dose seria mais adequada. Quando expostos a doses mais altas, pacientes também apresentaram arritmia cardíaca.

A pesquisa é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, e também pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

"O que a gente viu até agora é que a cloroquina está tecnicamente empatada com não usar cloroquina. Esse foi, digamos, o resultado baseado nesses 81 pacientes que foram observados pela nossa equipe. O número de pacientes que esperamos colocar é maior, para que essa margem de erro diminua e a gente possa ver se há algum efeito", afirmou o pesquisador Marcus Lacerda, médico da Fundação de Medicina Tropical e da Fiocruz Amazonas. 

Leia também:

Análise: Hidroxicloroquina virou instrumento de força política para Bolsonaro

Fiocruz registra momento em que novo coronavírus ataca célula

As declarações foram feitas durante transmissão de vídeo na internet. O pesquisador destacou que a divulgação prévia dos resultados se faz necessária dada a emergência do momento. Ele diz que está dentro da normalidade um teste dar certo em um país e em outro não.

Para fomentar testes no Brasil, o programa de combate às epidemias da Capes decidiu conceder 2 mil 600 bolsas de estudo.

Cerca de 60 cientistas e técnicos estão envolvidos em pesquisas sobre o coronavírus.