Covid-19: Comissão da Câmara visita laboratório da Fiocruz que estuda vacina


Da CNN
28 de julho de 2020 às 13:34
 

Cerca de 17 membros da Comissão Externa de enfrentamento à Covid-19 da Câmara dos Deputados fazem nesta terça-feira (28) uma visita ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, ligado à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Os parlamentares, que chegaram ao local no fim desta manhã, pretendem avaliar como estão às condições técnicas da unidade e qual será o custo estimado para a produção da vacina contra a covid-19, que está sob responsabilidade da fundação.


Leia também:

Pfizer e BioNTech começam fase 2 de testes nos EUA para potencial vacina

Cientista brasileiro em Oxford pesquisa medicamento contra a Covid-19

De acordo com o instituto, o custo inicial avaliado para a produção de 100 milhões de doses é superior a R$ 1 bilhão. A Fundação Oswaldo Cruz ainda aguarda autorização do Ministéro da Saúde para assinar o acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para compra de lotes e transferência de tecnologia da vacina para Covid-19 desenvolvida no Reino Unido.

Para ser concretizada, a cooperação, precisa da assinatura de um termo de transferência de tecnologia e de um certificado de recebimento de doses para a 1ª remessa de produção. Só depois desses trâmites e da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que o Brasil poderá começar a produzir as doses para outros países.

(Edição: Leonardo Lellis)