Ex-fumantes correm riscos de sequelas por causa da Covid-19?

Chefe da Divisão de Pneumologia do InCor, dr. Carlos Carvalho tirou dúvidas sobre o novo coronavírus

Da CNN
08 de agosto de 2020 às 16:23

Comum em ex-fumantes, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ainda não foi confirmada como agravante para o novo coronavírus, mas há a possibilidade de que ela seja um fator importante para pacientes com a Covid-19, explica o médico Carlos Carvalho, chefe da Divisão de Pneumologia do InCor (Instituto do Coração), de São Paulo.

Em entrevista à CNN, o especialista disse que pessoas com DPOC costumam estar sujeitas a outras viroses, por causa da condição.

"Não conhecemos ainda como o coronavírus vai se espalhar entre os pacientes portadores de DOPC, mas o bom senso diz que provavelmente eles vão sofrer um risco maior de ter uma exacerbação dessa doença e terão um risco maior [para a Covid-19]", disse Carvalho.

O especialista ressaltou que a comunidade médica já reconhece que doenças metabólicas como a diabetes e a obesidade, por exemplo, estão associadas à complicação de casos do novo coronavírus.

Carvalho também disse que sequelas de forma geral, em pacientes recuperados da Covid-19, ainda são estudadas.

"Aqueles que estiveram entubados ou precisaram de ventilação mecânica, que ficaram mais de 15 dias na UTI, saíram com mais sequelas. (...) Três meses depois [da doença], os primeiros dados que temos de comparação é que vários dos pacientes ainda apresentam sinais de inflamação no pulmão", disse. "Se eles vão no futuro evoluir para [um quadro de] uma cicatriz ou fibrose pulmonar, nós ainda não sabemos. Essa resposta só vai sair provavelmente daqui 6 ou 12 meses", destacou o médico.

Leia mais:

Brasil chega à marca de 100 mil mortes por Covid-19
Conselho do Ministério da Saúde responsabiliza Bolsonaro pelas 100 mil mortes
Máscara pode reduzir gravidade de infecção por Covid-19, diz especialista

O médico destacou que o isolamento social precisa ser mantido pela população, para garantir o mínimo controle da pandemia.