Saiba quais cuidados tomar se for viajar no feriado


Da CNN
05 de setembro de 2020 às 15:12

O feriado de 7 de setembro pode ser o primeiro a registrar grandes aglomerações em praias desde o início da pandemia de Covid-19. Na manhã deste sábado (5), as principais rodovias que ligam São Paulo ao interior e ao litoral do Estado já registraram intenso movimento com a saída de veículos da capital. 

O médico infectologista e pediatra Renato Kfouri alertou sobre o risco de contaminação pelo novo coronavírus mesmo em ambientes ao ar livre. À CNN, o especialista reforçou o uso das máscaras em todos os ambientes abertos, incluindo nas faixas de areia.

"É até importante para a saúde mental de todos que a gente tenha alguns momentos como esses [de ir à praia], mas isso tende a aglomerar. (...) A praia tem a vantagem, se assim podemos dizer, de estar se estar ao ar livre e não em um ambiente confinado, isso ajuda um pouco. Mas dá para aglomerar ao ar livre e é isso que temos que evitar", disse. 

Leia também:
Governo de SP realizará fiscalizações mais rígidas no litoral durante o feriado
Aglomerações em praias podem fazer SP regredir, diz secretário

Kfouri lembrou que o novo coronavírus pode ser transmitido por assintomáticos, o que causa uma sensação de falsa segurança àqueles que se sentem dispostos para praticar atividades ao ar livre.

"A transmissão do coronavírus acontece em distâncias de 1,5 metro e, mesmo ao ar livre, se a pessoa tossir, falar ou espirrar as partículas que contém o vírus podem ser transmitidas. O uso da máscara se mostrou altamente efetivo tanto para aqueles que não estão doentes como quem eventualmente tem o vírus, não tem sintomas, e pode ser transmissor para outros que estão próximos."

(Edição: André Rigue)