Nenhuma vacina terminará fase 3 antes do fim do ano, diz vice-diretora da OMS


Da CNN, em São Paulo
13 de outubro de 2020 às 15:28

Em entrevista à CNN nesta terça-feira (13), Mariângela Simão, vice-diretora geral da área de Medicamentos, Vacinas e Produtos da Organização Mundial da Saúde (OMS), falou sobre o ritmo das pesquisas em busca de uma vacina contra o novo coronavírus.

Segundo a especialista, nenhum imunizante que está sendo desenvolvido terminará a fase 3 antes de dezembro deste ano.

Hoje, de acordo com ela, há dez candidatas na última fase de estudos clínicos – etapa onde o imunizante é oferecido a uma grande quantidade de pessoas, para detectar problemas que não foram observados em outros estudos menores, justamente para proteger os usuários finais.

 

Assista e leia também:

Uma pessoa pode tomar mais de uma vacina contra a Covid-19?

Entenda o papel da vitamina D na prevenção da Covid-19

"Não tem nenhuma vacina que vai terminar a fase 3 antes do final do ano. As que estão na fase mais avançada, a expectativa é que a fase 3 termine em dezembro e janeiro", avalia.

E acrescenta: "Depois disso, ainda tem que fazer a questão da qualidade, para ver se está sendo produzida de acordo com os parâmetros internacionais de qualidade. Até ela chegar no mercado vai ser em meados do ano que vem", afirmou.

Além disso, afirma a especialista, não há perspectiva de que haja nenhuma campanha de vacinação em 2021. Isso porque "não terá vacina suficiente para vacinar todo mundo".

"Então, o que a OMS está orientando, e o Brasil tem participado dessas discussões, é que se tenha uma prioritização de vacinar profissionais da saúde e pessoas do grupo de risco. Isso dá mais ou menos 20% da população".

(Edição: Sinara Peixoto