Conep: Vacinas na fase 3 correm poucos riscos de terem pesquisas suspensas

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa acompanha corrida por imunizante

Da CNN
31 de outubro de 2020 às 11:41


Jorge Venancio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), afirmou à CNN que as quatro vacinas em fase 3 de testes no Brasil correm poucos riscos de terem as pesquisas suspensas. Segundo ele, se não ocorrer nenhum evento adverso nos voluntários, é provável que todos os imunizantes em fase final de testes sejam aprovados no país.

"Recentemente, tivemos um artigo na revista Lancet falando que a taxa de sucesso nas pesquisas de fase 3 de vacinas está em torno de 10% a 12%. Ou seja, a cada 8 ou 10 pesquisas, uma dá certo. Então, não temos garantia nenhuma de que todas serão bem sucedidas, embora os resultados preliminares da fase 1 e 2 tenham sido positivos", disse em entrevista neste sábado (31).

Leia mais:

Anvisa já autorizou importação de doses e insumos para Coronavac, diz secretário
Vacina Coronavac não chega à população em 2020

Venancio lembrou que sempre que ocorre reação inesperada em voluntário participante de testes de vacina, a pesquisa é suspensa para que os dados sejam avaliados novamente.

"[Quando isso acontece], geralmente a atitude do comitê independente de cada vacina é interromper a pesquisa para analisar com bastante cuidado aquele caso", diz o coordenador. "Eles fazem exames para identificar se o que ocorreu com o participante tem a ver com a vacina. (...)  A fase 3 é para isso, identificar se há problemas de segurança para quem toma vacina ou não."

(Edição: Paula Bezerra)