Correspondente Médico: É possível curar uma doença autoimune?

Neurocirurgião Fernando Gomes também explica a importância do controle para prevenir surtos

Da CNN
13 de novembro de 2020 às 10:27


 

Doenças autoimunes são do tipo que atacam o sistema imunológico contra uma estrutura do próprio organismo, ou seja, uma resposta autoimune. Na edição desta sexta-feira (13) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que é e se há possibilidade de cura. 

"O organismo para se proteger do que não é dele, acaba produzindo proteínas e maneiras de combater o invasor. Quando falamos de doença autoimune, é como se existisse, em teoria, um 'erro de fabricação' em nosso organismo. E os danos podem ser realmente muito graves, podendo levar à morte, caso não haja controle a partir do tratamento", explicou o médico.

Leia também:
Ministério da Saúde e Pfizer discutem compra de vacinas semana que vem
Anvisa vai à China verificar condições de fábricas de insumos para vacina

O médico também alerta para a necessidade de acompanhamento frequente quando há casos de doenças autoimunes no âmbito familiar. Segundo ele, existe uma correlação da doença com a transmissão entre os próprios genes.

"Existe uma relação entre a presença da doença autoimune e a transmissão através dos próprios genes. Em algumas doenças, isto é mais forte e evidente. (...) No cenário atual, você tem que controlar a doença e prevenir surtos. Portanto, é necessário conviver com as doenças de forma harmônica e a longo prazo", finaliza.

(Edição: André Rigue)