Waack: Brasil não tem plano e direção política para enfrentar o novo coronavírus

Situação é surpreende porque o Ministério da Saúde é comandado por um especialista em logística e planejamento, o general Eduardo Pazuello

Da CNN
25 de novembro de 2020 às 09:39

No quadro CNN Poder desta quarta-feira (25), na CNN Rádio, William Waack afirma que falta ao governo federal um plano para combater o novo coronavírus, apesar de o Ministério da Saúde ser comandado por um especialista em logística, o general Eduardo Pazuello.

“Há uma frase famosa de uma marechal alemão do século alemão: Não tem plano que resista ao primeiro contato com o inimigo'. Essa frase quer dizer o que? É uma definição de estratégia. Significa que a pessoa tem que ser capaz de se adaptar, de ser flexível, conforme o inimigo mude”, afirmou Waack.

“Estou citando essa frase porque o governo brasileiro está em uma situação um pouco pior do que alguém que tem um plano e tem que mudar o plano. O governo não tem um plano para enfrentar o inimigo chamado coronavírus, a Covid-19”, continuou.

Assista e leia também:
Comissão Mista aprova convite para Pazuello explicar testes perto do vencimento
Rio é a capital com maior taxa de mortes por Covid-19 do país, alerta Fiocruz
Podcast: Se alta continuar, passaremos fim do ano trancados em casa, diz Pedro Hallal

Ele disse que a situação é surpreendente já que o ministro da Saúde é um “extraordinário profissional do setor de logística” que seria um dos CEOs mais cobiçados da área se estivesse na iniciativa privada. 

“Esse homem entende de planejamento e de execução de planejamento. E aí é que entra o problema. A questão não é simplesmente o governo ter ou não ter um plano – e estou falando de um plano para vacinação de milhões de pessoas que querem uma resposta para a pandemia”, disse.

“O problema é a direção política. Na verdade, aquela frase antiga do marechal alemão devia ser um pouco modificada no caso do Brasil: 'Não há condições de se fazer plano algum, mesmo sabendo quem é o inimigo, se o principal cérebro disse não funciona com direção e sentido'.”