Covid-19: Aumento de casos nos fará regredir em medidas de prevenção, diz médico

Infectologista Renato Kfouri avaliou que será inevitável novas restrições se população continuar desrespeitando recomendações das autoridades

Da CNN
27 de novembro de 2020 às 12:23

O aumento de casos de Covid-19 em São Paulo fez o coordenador do Centro de Contingência da doença, João Gabbardo, recomendar o aumento de restrições ao governo do estado. O médico infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, avaliou que a medida parece inevitável.

"Estamos assistindo em São Paulo e em outras capitais um incremento do número de casos que se reflete na ocupação de UTIs. Com essa tendência, não vamos ter outra opção senão regredir um pouco nesses avanços [de flexibilização] que tivemos", disse nesta sexta-feira (27).

Leia também:

Algumas regiões do estado podem regredir de fase no Plano SP, diz Gabbardo
Com avanço da Covid-19, taxa de ocupação de hospitais no Rio de Janeiro preocupa
Jair Bolsonaro diz que não chamou Covid-19 de 'gripezinha'

Kfouri ainda destacou não ser possível jogar a responsabilidade do aumento de casos somente na população mais jovem, que, segundo as autoridades de saúde, é a que mais desrespeita as medidas de isolamento social.

"É uma situação muito dinâmica, por isso é dificil nós responsabilizarmos um grupo somente porque toda essa movimentação gera transmissão. O jovem sai, mas volta pra casa de transporte público, que não é frequentado só por jovens. Toda essa dinâmica é interligada."

Pessoas com máscaras faciais caminham em rua de comércio popular em São Paulo durante pandemia de Covid-19
Foto: Amanda Perobelli/Reuters (15.jul.2020)

(Publicado por Leonardo Lellis)