Por engano, empresa embala medicamentos para depressão e disfunção erétil juntos

Troca de medicamentos pode gerar efeitos adversos sérios para pacientes que tomem remédios com nitratos

Jen Christensen, da CNN
10 de dezembro de 2020 às 16:33
Remédios para condições de saúde diferentes foram embalados juntos
Foto: FDA

A distribuidora farmacêutica AvKare fez um recall voluntário de comprimidos de sildenafil de 100 mg e comprimidos de trazodona de 100 mg devido a uma “confusão de produtos”, anunciou a empresa nesta quarta-feira (9). Os comprimidos foram “inadvertidamente embalados juntos” por um fornecedor terceirizado.

O sildenafil é o ingrediente ativo do Viagra, que é usado para o tratamento da disfunção erétil. A trazodona é usada para tratar o transtorno depressivo maior.

O consumo não intencional de sildenafil pode representar sérios riscos para aqueles com problemas de saúde subjacentes. Um dos possíveis efeitos é a redução da pressão arterial a níveis perigosos para quem toma medicamentos com nitratos.

Leia e assista também:

Vacinação no Rio começará por 3,5 milhões de pessoas de grupos de risco

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por Covid-19

A ingestão não intencional de trazodona pode resultar em sedação, tonturas, constipação e visão turva. Segundo a AvKare, até agora nenhum relato de evento adverso relacionado a este recall foi registrado.

Os lotes em processo de recall são sildenafil 100 mg comprimido, lote 36884, com prazo de validade em 03/2022 e cloridrato de trazodona 100 mg, comprimido, lote 36783, com prazo de validade em 06/2022.

Os consumidores com dúvidas sobre o recall podem entrar em contato com a AvKARE pelo telefone da empresa nos Estados Unidos (001) 855-361-3993, de segunda a sexta-feira.

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).