Dois gatos testam positivo para Covid-19 em Recife

Animais tiveram contato com pessoas infectadas; casos de transmissão entre animais e humanos são raros

Mariana Catacci*, da CNN em São Paulo
15 de janeiro de 2021 às 23:59
Pessoa segurando um filhote de gato
Gato no colo
Foto: Freepik

Dois gatos testaram positivo para Covid-19 no estado de Pernambuco, segundo o TECSA Laboratórios. Os diagnósticos foram feitos na última quarta-feira (13), na região metropolitana de Recife.

Os infectados são uma fêmea de 11 meses e um macho de 1 ano, ambos ainda em acompanhamento. 

De acordo com o relatório divulgado pelo TECSA, os dois felinos haviam tido contato com casos humanos confirmados e mantém convivência próxima com os tutores. Os animais não apresentaram sintomas até o momento da coleta do teste RT-PCR. 

Segundo Daniel Brandespim, membro do estudo multicêntrico para a vigilância de SARS-CoV-2 em animais de companhia com interface à Saúde Única, três estados brasileiros  já notificaram animais com diagnóstico positivo para a doença, Mato Grosso, Paraná e Pernambuco. No total, o Brasil registrou oito casos de animais infectados pelo coronavírus, contabilizando cinco cães e três gatos.

Apesar de ser possível, a transmissão do novo coronavírus entre pessoas e animais é rara. O vírus se espalha, principalmente, entre humanos, por meio de tosse, espirros e conversa sem máscara. De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), "até o momento, não há evidência que animais tenham papel significativo na transmissão do vírus que causa a Covid-19". 

(*Com supervisão de Evelyne Lorenzetti)