Vacina de Oxford: importante porque começa proteção com uma dose, diz cientista

Avião que transporta as 2 milhões de doses da vacina de Oxford importadas da Índia para o Brasil chegou ao Rio

da CNN, em São Paulo
22 de janeiro de 2021 às 22:09 | Atualizado 22 de janeiro de 2021 às 23:09


Em entrevista à CNN, a pesquisadora e coordenadora do estudo da vacina de Oxford no Brasil, Líly Yin Weckx, comemorou a chegada de mais um imunizante contra a Covid-19 no Brasil.

"Esta vacina pode fazer diferença aqui, pode reverter a situação. E hoje ela chega, começa com duas milhões de doses, mas é o começo porque de agora em diante vamos fabricar a nossa própria vacina, aqui no Brasil", disse.

A especialista enfatizou a importância do imunizante. "O mais importante é que essa é uma vacina que começa a proteger com uma dose. Então, em uma situação como no Amazonas, se nós pudermos vacinar o maior número de pessoas possível, poderemos ter uma proteção que já começa com uma dose", explicou, lembrando que o intervalo entre as doses da vacina de Oxford pode ser de até três meses. "Isso vai ajudar demais a imunização no Brasil."

O avião que transporta 2 milhões de doses da vacina de Oxford importadas da Índia para o Brasil decolou do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Rio de Janeiro, por volta de 21h desta sexta-feira (22) e cheou ao Rio de Janeiro às 22h.

Depois de sair da Índia na noite de quinta-feira (21), o avião chegou ao Brasil nesta sexta por volta das 17h30.

(*Com informações de Daniel Fernandes, da CNN, em São Paulo)