Além de Manaus, nova variante foi registrada em ao menos 10 outras cidades do AM

Virologista Felipe Naveca, que estuda a cepa identificada no estado, diz que atenções devem ser redobradas para evitar disseminação para o restante do país

Da CNN, em São Paulo
27 de janeiro de 2021 às 12:56

 

A nova cepa do novo coronavírus já foi encontrada em ao menos 10 cidades do Amazonas, além da capital Manaus, relata o virologista Felipe Naveca, que estuda a variante identificada no estado, e é pesquisador do Instituto Leônidas e Maria Deane, ligado à Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) no estado.

"Essa variante está circulando não só na capital, mas em pelo menos outros 10 municípios do estado do Amazonas, e em uma frequência que foi elevada muito rapidamente", disse Naveca. Segundo o pesquisador, há grandes possibilidades dessa nova cepa da Covid-19 ter potencial maior de transmissão confirmado.

"Esses dados mais os que já existem em relação às variantes do Reino Unido e da África do Sul, que tem algumas mutações compartilhadas, sugerem fortemente que essa cepa tem o maior poder de transmissão", detalhou.

Para o especialista, o momento requer das autoridades atenção redobrada para que a variante encontrada no Amazonas não se espalhe para o restante do país, como aconteceu com a cepa da Inglaterra, rapidamente disseminada entre a população de todo o país.

"É fundamental reforçar os cuidados de distanciamento social e uso da máscara porque esses cuidados impedem não só a disseminação dessa nova variante, mas de qualquer uma das linhagens do novo coronavírus", explicou Naveca.

Trabalhadores chegam a hospital em Manaus, no Amazonas, com cilindro de oxigênio
Trabalhadores chegam a hospital em Manaus, no Amazonas, com cilindro de oxigênio em meio a colapso do sistema de saúde causado pela pandemia da Covid-19
Foto: Bruno Kelly/Reuters (14.jan.2021)

(Publicado por Leonardo Lellis)