Papel da Anvisa é fundamental, diz presidente da SBIm sobre MP das Vacinas

"Acho que não cumprir os passos que atualmente têm sido desenvolvidos pela Anvisa, e com competência, realmente pode se tornar um risco", disse Juarez Cunha

Produzido por Renata Souza*, da CNN em São Paulo
Compartilhar matéria

 
Em entrevista exclusiva à CNN, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou que o trecho da MP das Vacinas que determina que a agência aprove imunizantes contra a Covid-19 autorizados por órgãos reguladores de outros países representa risco sanitário para o Brasil.

O presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Juarez Cunha, concorda. “O papel da Anvisa é fundamental porque todas as medicações e vacinas que utilizamos no país precisam passar por essa avaliação [da Anvisa] para assegurarmos a eficácia e segurança dos produtos”, avalia.

“Acho que não cumprir os passos que atualmente têm sido desenvolvidos pela Anvisa, e com competência, realmente pode se tornar um risco”, diz.

Cunha explica ainda que, para assegurar a segurança e eficácia de um medicamento ou vacina, facilita ter a aprovação de outros órgãos reguladores. “Mas para todas as situações que nós tivemos, tanto de medicamentos quanto de vacinas, mesmo com a liberação de outros órgãos, sempre é importante a liberação do órgão regulador nacional.”

*Supervisionada por Layane Serrano. (Publicado por Leonardo Lellis)

Papel da Anvisa é fundamental, diz presidente da SBIm sobre MP das Vacinas | CNN Brasil