Instituto Butantan inicia a entrega de mais um lote da Coronavac para a Saúde

Serão 3,4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 entregues ao longo de oito dias

Da CNN, em São Paulo
23 de fevereiro de 2021 às 09:29 | Atualizado 23 de fevereiro de 2021 às 10:57

O Instituto Butantan começa a entregar nesta terça-feira (23) mais um lote da Coronavac, vacina contra a Covid-19, ao Ministério da Saúde. Em paralelo, uma nova remessa de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 chegou a São Paulo na manhã de hoje.

Serão 3,4 milhões de doses entregues ao longo de oito dias. Em média, 426 mil doses por dia devem sair do instituto para a imunização de brasileiros contra o coronavírus em todo o país. 

O governador João Dória (PSDB) vai apresentar ainda nesta terça-feira (23), no Instituto Butantan, informações sobre a nova remessa de imunizantes para o combate da pandemia que serão distribuídas ao governo federal.

Vacina de Oxford

Um avião da companhia Emirates, com remessa de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 chegou a São Paulo às 6h27 desta terça.

A aeronave havia deixado a cidade indiana de Mumbai por volta das 10h30 da manhã (horário local) de segunda-feira (22), o que equivale a 2h da madrugada no horário de Brasília. A carga fez escala em Dubai, nos Emirados Árabes, de onde decolou para São Paulo às 22h40 (horário local) – 15h40 de segunda-feira (horário de Brasília).

Agora, as vacinas seguirão para o Rio de Janeiro, onde serão levadas para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

As doses foram produzidas pelo Instituto Serum, parceiro da AstraZeneca na Índia e maior produtor mundial de vacinas. Mesmo prontas, as vacinas precisarão passar primeiro por Bio-Manguinhos para que possam ser rotuladas antes de serem distribuídas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ampolas de vacina no Instituto Butantan
Ampolas de vacina no Instituto Butantan
Foto: Amanda Perobelli/Reuters (12.jan.2021)

(Publicado por: André Rigue)