Vacinação contra Covid-19 vai engrenar no país em abril, diz epidemiologista

Para Carla Domingues, é possível que um milhão de brasileiros sejam imunizados contra a doença diariamente

Produzido por Juliana Alves e Layane Serrano, da CNN São Paulo
25 de março de 2021 às 09:40

O Brasil se aproxima de 18 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em todo o território. Para a epidemiologista Carla Domingues, o processo de imunização contra a doença vai acelerar no mês de abril.

“Acho que agora vamos engrenar a vacinação no nosso país, à medida de uma maior distribuição das vacinas tanto pelo [Instituto] Butantan como pela BioManguinhos [Fiocruz]”, disse a ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde à CNN, nesta quinta-feira (25).

Na avaliação da especialista, outro fator que ajudará a vacinar mais brasileiros em abril é a possibilidade de utilizar todo o estoque de vacinas contra a Covid-19 para a primeira dose da imunização, sem guardar 50% para a administração da segunda.

1 milhão de vacinados

Na terça-feira (23), o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a meta dele é, "em curto prazo", passar a vacinar um milhão de brasileiros contra o novo coronavírus diariamente.

Carla Domingues acredita ser possível atingir esse objetivo, mas afirmou que para isso é preciso que haja uma regularidade no envio das doses. “Vamos ver qual vai ser efetivamente a entrega no mês de abril para ver se vai ter dose suficiente para isso.”

Vacinação em Campos dos Goytacazes
Vacinação no município de Campos dos Goytacazes (RJ)
Foto: Carlos Augusto/AM Press/Estadão Conteúdo