Fila de espera por leitos de UTI bate novo recorde no Rio de Janeiro

Dados da Secretaria estadual de Saúde (SES) apontam que 678 pessoas aguardam atualmente uma vaga de terapia intensiva em todo território fluminense

Lucas Janone, da CNN, no Rio de Janeiro
28 de março de 2021 às 10:45 | Atualizado 28 de março de 2021 às 10:48
UTI leito
Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

O estado do Rio de Janeiro registrou no sábado (27), e pelo quinto dia consecutivo, recordes na fila de espera por um leito de UTI. Dados da Secretaria estadual de Saúde (SES) apontam que 678 pessoas aguardam atualmente uma vaga de terapia intensiva em todo território fluminense. Há dez dias, em 18 de março, eram 278 que esperavam na fila por um leito de UTI. 

A espera por uma vaga de tratamento intensivo no Rio de Janeiro chegou em um patamar histórico em 23 de março, quando 528 pessoas aguardavam um leito. E depois disso, a espera não parou de crescer. O recorde anterior havia sido registrado em maio do ano passado quando havia uma demanda de 510 pessoas para vagas na rede púbica de saúde. 

O governo estadual registra ainda uma fila de 255 pessoas para leitos de enfermagem, contabilizando um total de 933 pacientes com sintomas de Covid-19 aguardando uma vaga em hospitais do estado fluminense. 

Pelo menos 13 municípios do estado não têm mais leitos de UTI especializados para tratar o novo coronavírus. Outras 10 cidades registram uma ocupação superior a 90% para vagas.