Vacinação em massa em Ilha Grande é esperança para alavancar turismo na região

Expectativa da prefeitura de Angra é imunizar cerca de 2.500 moradores com mais de 18 anos

Isabelle Resende, da CNN, no Rio de Janeiro
10 de julho de 2021 às 08:01 | Atualizado 10 de julho de 2021 às 18:22
Profissional da saúde prepara vacina contra Covid-19 em Santos (SP)
Profissional da saúde prepara vacina contra Covid-19
Foto: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo (22.jun.2021)

Moradores da Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foram imunizados contra a Covid-19 neste sábado (10). A ação faz parte de um projeto feito em parceria com o governo do estado, que tem como objetivo ‘blindar’ a região turística de novas casos da doença.

No mutirão de vacinação realizado neste sábado, na Ilha Grande, em Angra dos Reis, foram aplicadas 2.888 doses da vacina contra a Covid-19, da farmacêutica Janssen. Essa foi a segunda campanha de imunização em massa realizada em um só local do estado do Rio. A expectativa da secretaria de saúde do estado era de que fossem vacinados cerca de 2,5 mil moradores acima de 18 anos.

Ilha Grande está localizada no litoral sul do estado do Rio, a 150 quilômetros da capital. A região, frequentemente visitada por turistas do mundo inteiro, é cercada por praias paradisíacas. Até o final do século passado, Ilha Grande recebia apenas prisioneiros e alguns aventureiros. Com a desativação do Presídio Cândido Mendes, em 1994, se transformou numa área de ecoturismo. O acesso à Ilha é feito somente de barco e para se chegar às mais belas praias, como Cachadaço, Lopes Mendes e Aventureiro, o visitante percorre alguns quilômetros de trilhas no meio da mata.

A região, que chegou a interromper a visitação durante o pico da pandemia, em 2020, vem retomando de forma gradual as atividades turísticas, seguindo um protocolo com normas sanitárias, que deve ser seguido tanto por donos de estabelecimentos quanto pelos turistas. A prefeitura de Angra espera que com a vacinação em massa dos moradores da Ilha Grande o turismo na região volte a crescer.

Desde o início da pandemia, Ilha Grande registrou 532 casos confirmados do novo coronavírus. Até o momento, 11 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.