Conheça 5 estratégias que ajudam a parar de fumar

Especialistas compartilham dicas para quem quer abandonar o vício

Megan Marples, da CNN
16 de julho de 2021 às 17:24
Fumaça de tabaco aumenta risco de pressão alta em crianças
Nicotina é uma das substâncias viciantes presentes no cigarro
Foto: Banco Mundial/ONU

O hábito de fumar é extremamente viciante e tem efeitos prejudiciais à saúde no longo prazo. Mas, se a pessoa quiser, é possível abandonar o vício. Conheça 5 estratégias que podem ajudar:

1- Foco em se manter longe do cigarro

O objetivo não deve ser parar de fumar, mas como permanecer firme nesse propósito, de acordo com Panagis Galiatsatos, diretor da Clínica de Tratamento do Tabo do Hospital Johns Hopkins. Ele conta que já atendeu pacientes que pararam de fumar várias vezes, mas não conseguiram manter isso por muito tempo.

Para evitar recaídas, o especialista aconselha criar pequenas metas em vez de uma mais difícil de alcançar. Para isso, é preciso identificar quais são os gatilhos que fazem com que você tenha vontade de fumar e eliminá-los aos poucos.

2- Aprenda com os erros

A maioria das pessoas que fuma tenta largar o cigarro de 8 a 12 vezes antes de conseguir abandonar de vez o vício, diz Jonathan Bricker, professor da divisão de ciências em saúde pública do Centro de Pesquisas em Câncer da Universidade de Washington. O especialista recomenda a seus pacientes que tirem uma lição dessas experiências. 

“As coisas que mais escuto são: ‘Aprendi o quanto é difícil passar pela crise de abstinência’ ou ‘Descobri que ver outras pessoas fumando é um gatilho para mim’ ou “Percebi que o estresse é o meu maior gatilho’”, diz Bricker. 

Segundo ele, quanto mais as pessoas extrairem ensinamentos sobre suas tentativas fracassadas, maiores as chances de conseguir largar o cigarro de vez.

3- Use a tecnologia

Bricker recomenda a utilização de algum dos diversos aplicativos disponíveis no mercado que oferecem recursos para ajudar a parar de fumar como uma das formas de combater o vício (o que não dispensa o acompanhamento médico).

4- Procure ajuda médica

Bricker recomenda às pessoas que querem parar de fumar consultar um especialista médico, que irá oferecer diferentes possibilidades de tratamentos e estratégias, de acordo com as necessidades de cada um.

“O médico pode prescrever remédios que diminuem as crises de abstinência, o que é uma boa estratégia de curto prazo para ajudar a treinar o cérebro a ficar sem a substância”, complementa Bricker. Ele explica que a medicação prescrita vai depender do nível do vício de cada paciente.

5- Como ajudar alguém a parar de fumar

Galiatsatos diz que nunca conheceu um paciente que não soubesse que fumar faz mal à saúde. Por esse motivo, ele não recomenda usar esse argumento para tentar convencer alguém a parar de fumar. “Se você quer mesmo ajudar alguém a abandonar o vício, a melhor estratégia é ser pró-fumante e contra o cigarro”, afirma.

Isso significa não ter uma atitude de julgamento ou estigma. “Se a pessoa se sentir julgada, ela vai ser reativa e a tendência é que ela minta, dizendo que parou de fumar mesmo quando isso não for verdade”, conclui.

Por que fumar é tão viciante?

O cigarro contém substâncias químicas como nicotina, que são altamente viciantes, diz Galiatsatos. O efeito da nicotina sobre o cérebro é parecido com o do neurotransmissor acetilcolina, que ajuda a controlar os movimentos musculares e outras funções cerebrais. 

“Quando a nicotina se liga aos receptores de acetilcolina, o organismo libera dopamina, uma substância ligada ao bem-estar. Quando a dopamina diminiu, vem a vontade de fumar outro cigarro”, explica Galiatsatos. 

“Essa é a substância aditiva mais traiçoeira para as pessoas, porque ela não leva à overdose, mantendo o cérebro nesse ciclo durante anos”, conclui. Apesar da dificuldade de quebrar esse ciclo vicioso, o especialista ressalta que, com a ajuda das dicas acima, é possível se livrar do vício.

(Texto traduzido. Leia o original, em inglês)