Saúde aguarda aval da Casa Civil para nomear substituta de Francieli Fantinato

De acordo com a apuração da CNN, a substituta indicada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é a médica Ana Karolina Barreto Berselli Marinho

Kenzô Machida, da CNN, em Brasilia
19 de julho de 2021 às 15:13 | Atualizado 19 de julho de 2021 às 17:53

O Ministério da Saúde estaria aguardando o aval da Casa Civil para nomear a médica que deve substituir Francieli Fantinato na coordenação do PNI (Programa Nacional de Imunização). De acordo com a apuração da CNN, a substituta indicada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é a médica Ana Karolina Barreto Berselli Marinho.

Ana Karolina é especialista em alergias e imunopatologia, mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e estava atuando como médica colaboradora dos ambulatórios de Imunodeficiências Primárias e Reação Adversa a Vacinas do Hospital das Clínicas da FMUSP.

De acordo com fontes ouvidas pela CNN, a médica já fez uma entrevista com integrantes do ministério da Saúde, mas agora a pasta aguarda o aval da Casa Civil para nomeá-la. A ex- coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Francieli Fontana Sutile Tardetti Fantinato, pediu para deixar o cargo no começo do mês de julho. A publicação de sua exoneração consta no Diário Oficial da União (DOU) no dia 7 de julho. Franciele ocupava o posto desde 2019. Na época, ela substituiu Carla Magda Domingues, que havia se aposentado.

Outro nome que está em avaliação na Casa Civil é o de Cassia de Fatima Rangel Fernandes para a diretoria do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. De acordo com fontes ouvidas pela CNN, Cassia já é servidora da pasta e atua na Secretaria de Ciência e Tecnologia e de Insumos Estratégicos, cujo secretário é o Hélio Angotti. Se o nome for aprovado, ela substituirá Lauricio Monteiro,  exonerado no começo do mês do cargo de diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis por suposto envolvimento em uma negociação de compras de vacinas superfaturadas da Davati.

A CNN procurou a Dra. Ana Karolina Marinho, que preferiu não se pronunciar; já Cassia de Fátima Rangel não respondeu ao nosso questionamento até o momento. O Ministério da Saúde informou que estuda nomes para recompor o quadro da pasta.  

A CNN tabmém entrou em contato com a Casa Civil e aguarda retorno.

Ex-coordenadora da PNI Francieli Fantinato
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado