95% dos municípios já iniciaram a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19

Terceira dose está sendo aplicada em pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde

Entre as 1.855 cidades ouvidas, 95% já começaram a aplicar a terceira dose em maiores de 60 anos ou profissionais de saúde
Entre as 1.855 cidades ouvidas, 95% já começaram a aplicar a terceira dose em maiores de 60 anos ou profissionais de saúde Prefeitura do Rio de Janeiro

Beatriz Puenteda CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Quase todos os municípios brasileiros já começaram a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, segundo o levantamento semanal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizado entre 18 e 21 de outubro. O balanço apontou que 95% das cidades, entre os 1.855 gestores ouvidos, já aplicam a terceira dose em pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde.

Apesar da adesão dos municípios para aplicar o reforço, 1 em cada 4 registrou falta de imunizantes no período analisado. A maioria das cidades teve falta de vacinas para aplicar a primeira dose dos adolescentes com a vacina da Pfizer, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária.

Já na cidade do Rio de Janeiro, o calendário da terceira dose já teve que ser adiado em cinco dias por falta de doses. O município teve que interromper a aplicação do dia 16 ao dia 20 de outubro. Mais de 560 mil pessoas já receberam o reforço na capital fluminense. Nesta sexta-feira (22), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu mais 350 mil doses do imunizante da Pfizer, o que, segundo a pasta, garante o reforço até a próxima quinta-feira (28).

“A gente precisa ainda de 800 mil doses para encerrar o calendário de terceira dose. Realizamos aproximadamente 500 mil vacinas de reforço e a nossa expectativa é imunizar 1,3 milhão com a dose de reforço na cidade do Rio de Janeiro”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A capital, até o momento, já imunizou 566.829 pessoas com a dose de reforço.

O Ministério da Saúde autorizou a aplicação da terceira dose contra a Covid-19 em agosto para idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão. No mês seguinte, também foi aprovado o reforço para os profissionais de saúde. A etapa deve ser feita, segundo recomendação da pasta, preferencialmente com o imunizante da Pfizer.

(*Sob supervisão de Ana Lícia Soares)

Mais Recentes da CNN