Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entenda o que causa afta na boca e possíveis tratamentos

    Entenda o são as aftas na boca e por que elas aparecem no nosso corpo

    Afta na boca
    Afta na boca Imagem: Shutterstock

    Da CNN

    Tecnicamente chamada de estomatite aftosa na boca, mas popularmente conhecida como afta na boca, é uma lesão que aparece por meio de pequenas feridas brancas ou amareladas, cercadas por uma área avermelhada.

    Apesar de não ser exclusiva da bochecha — pode aparecer também no céu da boca e até na garganta, esse é o tipo mais comum.

    Mas o que causa afta na boca? Quanto tempo demora para ela sair? E o que fazer para curá-la? Entenda a seguir.

    O que são aftas?

    Uma afta é uma lesão ulcerativa que pode ocorrer na mucosa da boca, incluindo a língua, as bochechas internas, os lábios e o céu da boca.

    Esse é um problema comum que pode afetar pessoas de todas as idades, embora sejam mais comuns em adolescentes e adultos jovens.

    Elas são geralmente dolorosas e desconfortáveis. Possuem uma aparência esbranquiçada ou amarelada com uma borda avermelhada.

    Os sintomas geralmente iniciam com sensações de dor ou ardência, seguidas de uma afta que surge em 1 ou 2 dias. Não há formação de bolhas neste processo.

    As aftas bucais são contagiosas?

    As aftas dentro da boca não são contagiosas . Elas não são transmitidas de uma pessoa para outra pelo contato direto, como um resfriado ou uma infecção viral.

    As aftas são feridas ou úlceras que se desenvolvem na mucosa da boca devido a vários fatores, como traumas, estresse, deficiências nutricionais ou outros fatores desencadeantes individuais.

    No entanto, é importante mencionar que algumas condições de saúde que podem causar aftas bucais, como o vírus do herpes simples (que pode causar herpes labial), podem ser contagiosas se houver contato direto com a ferida ou o fluido do blister.

    Mas as aftas em si não são contagiosas. Elas são uma condição intra oral que não é transmitida através do contato casual com outra pessoa.

    Principais causas da afta na boca

    Causas da afta na boca
    Causas da afta na boca / Imagem: Shutterstock

    Segundo o Ministério da Saúde, as possíveis causas das aftas dentro da boca ainda não são completamente compreendidas, uma vez que existem outras condições orais que podem apresentar sintomas iniciais semelhantes.

    No entanto, alguns fatores que podem estar relacionados ao surgimento dessas lesões incluem estresse, nutrição inadequada, lesões na região bucal ou alterações hormonais.

    Veja a seguir.

    Estresse

    O estresse emocional é um fator desencadeante comum para o desenvolvimento de aftas. O mecanismo exato não é totalmente compreendido, mas acredita-se que o estresse possa enfraquecer o sistema imunológico.

    Como consequência, isso pode desencadear inflamações na mucosa bucal, levando ao surgimento das aftas.

    Nutrição inadequada

    A nutrição inadequada também pode influenciar as aftas na boca, especialmente chocolate, café, amendoim, ovos, cereais, amêndoas, morango, queijo e tomate.

    No geral, alimentos mais condimentados, frutas cítricas ou ácidas e substâncias ou medicamentos que queimam também podem gerar um quadro de afta na boca.

    Outro aspecto indireto da nutrição que pode influenciar o aparecimento são os refluxos estomacais também.

    Lesões na região bucal

    Traumas na boca, como mordidas acidentais, escovação dental agressiva ou o uso de aparelhos ortodônticos que causam atrito constante, podem ferir a mucosa bucal.

    Dentes mal posicionados na arcada dentária, restaurações fraturadas,dentes cariados, próteses mal adaptadas, entre outros, também podem ser causas para essa lesão. Tudo isso pode criar um ambiente propício para o desenvolvimento de aftas.

    Alterações hormonais

    Mudanças hormonais, como aquelas que ocorrem durante o ciclo menstrual, gravidez ou menopausa, podem estar associadas ao aparecimento de aftas em algumas pessoas.

    As flutuações hormonais podem afetar a sensibilidade da mucosa bucal e desencadear o surgimento das aftas.

    Quanto tempo dura uma afta na boca?

    No geral, as aftas bucais saem cerca de 10 a 14 dias após o aparecimento, inclusive, sem deixar marcas na boca.

    O processo geralmente começa com sensações de dor ou ardência na área afetada. Em seguida, a ferida em si se forma em 1 a 2 dias.

    Ela cresce até atingir o seu tamanho máximo, o que geralmente ocorre nos primeiros dias após o seu surgimento. Durante essa fase, a afta pode ser dolorosa e desconfortável.

    Após atingir o tamanho máximo, a afta começa a cicatrizar. A duração dessa fase pode variar, mas geralmente leva cerca de 7 a 14 dias para a afta cicatrizar completamente.

    Como curar as aftas na boca?

    Por se tratar de um problema comum e sem complicações, por mais que incomode, o tratamento da boca com afta costuma ser simples: esperar passar a lesão durante o período de 2 semanas.

    No entanto, se o problema persistir, é indicado procurar serviços de saúde ou um profissional da área para uma avaliação mais rigorosa.

    Tópicos

    Tópicos