
Alterações hormonais: Dr. Kalil responde quais são os sinais de alerta
Especialista detalha que alterações hormonais podem provocar impactos significativos na saúde reprodutiva feminina, manifestando-se por meio de irregularidades menstruais e problemas de fertilidade
Alterações hormonais podem provocar impactos significativos na saúde reprodutiva feminina, manifestando-se principalmente por meio de irregularidades menstruais e problemas de fertilidade. Segundo Edmund Baracat, professor-titular de ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, durante o CNN Sinais Vitais, "as mudanças no equilíbrio hormonal frequentemente resultam em ciclos menstruais imprevisíveis", tanto em relação à época do aparecimento quanto à duração e quantidade do fluxo.
O especialista detalha que o fenômeno, conhecido tecnicamente como sangramento uterino anormal de causa não estrutural, está diretamente relacionado a desequilíbrios hormonais. Estes podem ocorrer devido à ausência de ovulação ou à insuficiência do corpo lúteo, estrutura responsável pela produção de hormônios essenciais para o ciclo menstrual.
Ao investigar alterações menstruais, "é fundamental descartar causas orgânicas, como miomas uterinos e pólipos endometriais", ressalta Baracat. Estas condições, embora sejam tumores benignos, podem ocasionar sangramentos importantes, chegando a provocar quadros de anemia por perda crônica de sangue.
Segundo o especialista, a infertilidade também surge como uma consequência relevante das alterações hormonais, especialmente quando há comprometimento do processo ovulatório.


