Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ANS inclui teste sorológico para Covid-19 na cobertura dos planos de saúde

    Atendendo decisão judicial, agência incluiu exame na lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde a partir desta segunda-feira (29)

    Profissional analisa amostra para teste de detecção de Covid-19
    Profissional analisa amostra para teste de detecção de Covid-19 Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo (15.jun.2020)

    Murillo Ferrari, da CNN em São Paulo

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde o teste sorológico para o novo coronavírus. A decisão passa a valer nesta segunda-feira (29) e atende decisão judicial.

    Os exames sorológicos detectam a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) produzidos pelo organismo após exposição ao vírus causador da Covid-19.

    De acordo com a ANS, o exame passa a ser de cobertura obrigatória em planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência quando o paciente tiver síndrome gripal aguda ou síndrome respiratória aguda grave.

    Leia também:

    ANS inclui seis exames para Covid-19 na cobertura obrigatória de planos de saúde

    Contratação de planos de saúde aumenta durante a pandemia, diz ANS

    O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. Como a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus, esse tipo de teste é indicado a partir do oitavo dia de início dos sintomas.

    No fim de maio, a ANS já havia incluído seis exames para auxílio no diagnóstico e tratamento do novo coronavírus na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. 

    Na ocasião, a agência incluiu os exames procalcitonina (dosagem), pesquisa rápida para Influenza A e B, PCR em tempo real para Influenza A e B, pesquisa rápida para vírus sincicial respiratório, PCR em tempo real para vírus sincicial respiratório e Dímero-D no rol de cobertura.