Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Anvisa aprova registro de dois novos autotestes de Covid-19

    Entre os exames aprovados está o primeiro autoteste que faz uso da saliva, ao invés do swab nasal

    Autoteste de Covid-19 pode ser realizado em casa
    Autoteste de Covid-19 pode ser realizado em casa Getty Images

    Lucas Rochada CNN

    em São Paulo

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (25) dois novos autotestes de Covid-19. Entre os exames está o primeiro autoteste que faz uso da saliva, ao invés do swab nasal.

    A partir do registro, os autotestes “SGTi-flex Covid-19 Ag”, da empresa Kovalent, e “Covid Ag Oral Detect”, da Eco Diagnóstica, podem ser comercializados no Brasil.

    Até o momento, foram autorizados quatro autotestes no país. A Anvisa avalia questões de segurança, desempenho e requisitos legais exigidos aos autotestes, incluindo as orientações de uso em linguagem simples para o uso correto do produto.

    Sobre os testes

    O autoteste registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica é o primeiro registrado no Brasil que utiliza amostra de saliva. A coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Essa coleta não utiliza swab, mas o kit possui este item que será usado apenas para transferir a quantidade certa da saliva do copo para o tubo de extração.

    Já o teste registrado pela empresa Kovalent, foi desenvolvido para uso de amostra de swab nasal não profundo (haste utilizada para coleta de secreção nas narinas). O autoteste poderá ser encontrado no mercado em versões com 1, 2 e 5 testes. Os dois exames terão fabricação nacional.

    O autoteste é um produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, as instruções de uso devem ser seguidas atentamente.