Anvisa e Butantan se reúnem para discutir próximos passos da Butanvac

Técnicos das instituições conversarão sobre exigências para testar potencial vacina contra Covid-19 em humanos

Anna Satie, da CNN em São Paulo

Ouvir notícia

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) comunicou nesta segunda-feira (17) que se reunirá com o Instituto Butantan para discutir os novos protocolos da Butanvac —potencial vacina contra Covid-19 anunciada pelo centro de pesquisa como a primeira desenvolvida integralmente em território nacional. 

De acordo com a agência, essa atualização busca atender as exigências feitas para autorizar os testes da vacina em humanos. 

“Para a autorização de um estudo com seres humanos a Anvisa avalia tanto a proposta da pesquisa em si como os dados da vacina que será testada nas pessoas. No caso das vacinas que ainda não foram testadas em seres humanos esta é uma parte especialmente importante da análise”, disse o órgão em nota. 

O Butantan solicitou a liberação para o estudo clínico em 23 de abril. Três dias depois, a Anvisa informou que não tinha todos os dados necessários para análise

Em nota publicada no site, a agência afirmou que tanto o pedido de autorização para os testes quanto o protocolo do estudo clínico estavam “incompletos e não atendem aos requisitos técnicos para autorizar pesquisas clínicas de vacinas em seres humanos.”

A Anvisa comunicou ainda que uma nova reunião está agendada para a próxima quarta-feira (19) para continuar o diálogo e discutir documentos e exigências sobre a produção e controle de qualidade do potencial imunizante. 

Mais Recentes da CNN