Anvisa proíbe emagrecedores com tirzepatida e retatrutida sem registro

Agência também determinou a apreensão de produtos em medida publicada nesta quarta-feira (14)

Jairo Nascimento, da CNN Brasil, em São Paulo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a proibição e apreensão de canetas emagrecedores à base de tirzepatida e retratutida comercializadas no Brasil e sem registro sanitário. A decisão da Anvisa foi publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União.

A medida tem como base quatro sites que vendiam, ao menos, dez formas diferentes de emagrecedores. A determinação é válida para todos os lotes dos produtos.

Apesar da restrição a estas páginas, a decisão da Anvisa se estende para quaisquer outros comércios no país que vendem o produto sem registro.

A Anvisa determinou o recolhimento e proibição dos emagrecedores vendidos pelas empresas Peptídeos do Brasil, ZPHC Store, Liberty Pharma e Oxygen KW Pharma Brasil. Segundo a agência, as empresas Liberty Pharma e Oxygen KW Pharma Brasil não possuem cadastro de CNJP na Receita Federal.

Retratutida

A substância retratutida não está autorizada para comercialização no Brasil e por nenhuma outra agência internacional, pois é um medicamento que ainda está em fase de testes para o tratamento de perda de peso.

Já a tirzepatida tem a venda autorizada no Brasil sob a marca Mounjaro, do laboratório Lilly, usado emagrecedor e no tratamento do diabetes tipo 2.

A CNN Brasil aguarda o posicionamento das empresas citadas na decisão da Anvisa. O espaço segue aberto para manifestação.