Após saída de Teich, Saúde vai mudar atendimento de casos leves de Covid-19
Mais cedo, em entrevista coletiva, ministro Walter Braga Netto afirmou que pasta prepara novo protocolo para adoção da hidroxicloroquina


O Ministério da Saúde anunciou na noite desta sexta-feira (15) que está “finalizando novas orientações de assistência aos pacientes com Covid-19”, com foco em abranger “o atendimento aos casos leves, sendo descritas as propostas de disponibilidade de medicamentos, equipamentos e estruturas”.
A pasta não citou em nota divulgada quais serão essas orientações, mas, mais cedo, em entrevista coletiva, o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, afirmou que estava “aguardando” um novo protocolo da Saúde permitindo a adoção da hidroxicloroquina nos casos leves da doença do novo coronavírus.
A divisão a respeito da adoção do medicamento desde os primeiros sintomas Covid-19 foi a razão para que Nelson Teich pedisse demissão do Ministério da Saúde. Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em transmissão nas redes sociais, havia anunciado novas orientações para o uso do composto no atendimento aos pacientes com o coronavírus.
Após a saída do ministro, o comando do Ministério da Saúde está sendo exercido pelo general Eduardo Pazuello, que era o secretário-executivo da gestão de Teich. Pazuello estava presente ao pronunciamento de despedida do agora ex-ministro, mas não falou. Ele não foi à coletiva ministerial desta sexta-feira.
Assista e leia também:
Hidroxicloroquina: o que é o medicamento e por que ele divide o governo?
Brasil bate recorde de novos casos de Covid-19; mortes chegam a 14.817
Guedes cobra veto a aumento a servidores públicos: ‘Não assaltem o Brasil’
Tanto Teich quanto o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, que deixou o cargo em março, criticavam a adoção precoce da hidroxicloroquina, temendo possíveis efeitos colaterais, sobretudo relacionados a problemas cardiológicos. Segundo a apuraçao da CNN, o ex-ministro Nelson Teich afirmou que não ia “manchar a minha história por causa da cloroquina.“
A produção e distribuição do medicamento foi listada como uma das principais medidas adotadas pelo governo federal para o combate à pandemia, em vídeo produzido pela Secretaria Especial de Comunicação Social em coletiva.
Na quinta-feira (14), outra integrante do governo, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, foi à cidade de Floriano (PI) conhecer um protocolo de uso da hidroxicloroquina que está sendo adotado na cidade, que classificou como sendo um “milagre”.
Íntegra da nota do Ministério da Saúde:
“O Ministério da Saúde está finalizando novas orientações de assistência aos pacientes com Covid-19. O objetivo é iniciar o tratamento antes do seu agravamento e necessidade de utilização de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Assim, o documento abrangerá o atendimento aos casos leves, sendo descritas as propostas de disponibilidade de medicamentos, equipamentos e estruturas, e profissionais capacitados. As orientações buscam dar suporte aos profissionais de saúde do SUS (Sistema Único de Saúdel) e acesso aos usuários mais vulneráveis às melhores práticas que estão sendo aplicadas no Brasil e no mundo.”