Benefícios da vacina AstraZeneca superam os riscos, diz Agência Europeia

A Agência Europeia de Medicamentos está deixando de relatar os números de coágulos sanguíneos, já que a agência quer contextualizar os números e o risco

Foto: Yves Herman/Reuters

De Samantha Tapfumaneyi e Lauren Kent, da CNN

Ouvir notícia

Funcionários da Agência Europeia de Medicamentos disseram em entrevista coletiva na sexta-feira que os benefícios da vacina AstraZeneca superam os riscos e que eles continuarão a revisar “casos muito raros” de coágulos sanguíneos.

“É importante ressaltar que os dados mostram que os benefícios da vacinação aumentaram com a idade e com o aumento dos níveis de infecção na comunidade”, disse o Dr. Peter Arlett, chefe do Departamento de Farmacovigilância e Epidemiologia da Agência Europeia de Medicamentos.

“Todos os dias, milhares de pessoas morrem de Covid-19 na Europa. A vacina AstraZeneca é altamente eficaz na prevenção de infecções e, portanto, hospitalização e morte”, acrescentou Arlett. “Foram notificados casos muito raros de coágulos sanguíneos com plaquetas baixas e estes são listados como efeitos secundários muito raros da vacina”.

Arlett também disse que a Agência Europeia de Medicamentos está deixando de relatar os números de coágulos sanguíneos, já que a agência quer contextualizar os números e o risco.

No início deste mês, a EMA disse que uma combinação particular de coágulos sanguíneos incomuns com baixa contagem de plaquetas deveria ser listada como um efeito colateral da vacina AstraZeneca, mas parou antes de recomendar que seu uso seja limitado. A agência disse anteriormente que os benefícios positivos da vacina da  AstraZeneca superam os riscos.

(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em inglês)

Mais Recentes da CNN