‘Bolsonaro pode ter novos episódios suboclusão, não tem como prever’, diz médico

Em entrevista à CNN, o gastroenterologista André Zonetti afirmou que caminhadas podem ajudar o funcionamento do intestino do presidente

Produzido por Renata Souza, da CNN em São Paulo*

Ouvir notícia

 

Por volta das 10h da manhã deste domingo (18), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu alta e deixou o hospital Vila Nova Star, na zona Sul de São Paulo, onde estava internado desde a última quarta-feira (14) para tratar um quadro de obstrução intestinal. Em entrevista à CNN, o gastroenterologista André Zonetti de Arruda Leite afirmou, contudo, que não há como ter certeza se ele terá ou não novas crises como esta.

“Quando o quadro suboclusivo se desfaz, a ideia é que ele volte ao que ele já estava como padrão anterior. Em relação a isso, não teria nada a mais a ser feito a não ser essa fase que ele está passando agora. Pode voltar a acontecer novos episódios, tem chances de acontecer isso, não tem como prever se isso pode ou não acontecer, mas existe a possibilidade.”

O gastroenterologista disse que o fato de o presidente ficar mais sedentário ou praticar caminhadas são coisas “relativamente independentes”. No entanto, ele reforça que atividades físicas são sempre importantes para o melhor funcionamento do organismo.

“Neste momento, é importante para estimular, para fazer com que o intestino realmente volte a trabalhar e volte a ter a movimentação normal.”

Retorno às atividades

André Zonetti acredita que, “sem uma abordagem cirúrgica, é de se esperar que ele não tenha nenhuma restrição nos próximos dias.” Ele deverá voltar a exercer suas atividades normalmente no Palácio do Planalto.

“A informação que a gente tem é que ele teve um quadro suboclusivo, não foi uma obstrução completa, e que ele teve uma reabilitação apenas com a dieta e o repouso do intestino. Então, dessa forma, o retorno às atividades também é de se esperar que seja muito mais fácil e mais simples.”

Bolsonaro recebe alta e deixa hospital em SP (18-07-2021)
Bolsonaro recebe alta e deixa hospital em SP (18-07-2021)
Foto: CNN / Reprodução

* (supervisionada por Elis Franco)

Mais Recentes da CNN