Brasil realiza doação de 500 mil doses de vacina contra a Covid-19 ao Paraguai

Medida faz parte das estratégias de ampliação do acesso a vacinas, em especial na América do Sul

Lucas Rochada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (23), que o Brasil vai realizar a doação de 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19 ao Paraguai. O acordo foi firmado pelos ministros da Saúde dos dois países, Marcelo Queiroga e Julio Borba, durante encontro em Buenos Aires, na Argentina, realizado na quarta-feira (22).

De acordo com a pasta, a medida faz parte das estratégias para a ampliação do acesso a vacinas pelos países, em especial da América do Sul.

“Recebam esse gesto do Brasil como uma prova da amizade, da solidariedade e da cooperação que existe entre os nossos países e o compromisso firme de melhorar a condição sanitária da nossa população”, afirmou o Queiroga ao se dirigir ao ministro paraguaio.

Segundo o Ministério da Saúde paraguaio, o país registrou 464.793 casos e 16.588 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.

Ministro da Saúde do Paraguai, Júlio Borba, e ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde do Paraguai, Júlio Borba, e ministro da Saúde, Marcelo Queiroga / Marcos Lopes/MS

Doação de vacinas

Na segunda-feira (20), o Ministério da Saúde informou que será realizada a doação de 10 milhões de vacinas contra a Covid-19 pelo governo brasileiro a países de baixa renda. A medida será efetivada por meio da iniciativa do consórcio Covax Facility.

Está previsto, ao todo um quantitativo de 30 milhões de doses, segundo Queiroga. A medida, que faz parte da cooperação humanitária internacional no enfrentamento à Covid-19, foi autorizada por meio de Medida Provisória editada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o Ministério da Saúde, o envio de vacinas aos outros países não trará prejuízo à vacinação da população brasileira e não impactará o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Mais Recentes da CNN