Brasil realiza doação de 500 mil doses de vacina contra a Covid-19 ao Paraguai
Medida faz parte das estratégias de ampliação do acesso a vacinas, em especial na América do Sul
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (23), que o Brasil vai realizar a doação de 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19 ao Paraguai. O acordo foi firmado pelos ministros da Saúde dos dois países, Marcelo Queiroga e Julio Borba, durante encontro em Buenos Aires, na Argentina, realizado na quarta-feira (22).
De acordo com a pasta, a medida faz parte das estratégias para a ampliação do acesso a vacinas pelos países, em especial da América do Sul.
“Recebam esse gesto do Brasil como uma prova da amizade, da solidariedade e da cooperação que existe entre os nossos países e o compromisso firme de melhorar a condição sanitária da nossa população”, afirmou o Queiroga ao se dirigir ao ministro paraguaio.
Segundo o Ministério da Saúde paraguaio, o país registrou 464.793 casos e 16.588 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.

Doação de vacinas
Na segunda-feira (20), o Ministério da Saúde informou que será realizada a doação de 10 milhões de vacinas contra a Covid-19 pelo governo brasileiro a países de baixa renda. A medida será efetivada por meio da iniciativa do consórcio Covax Facility.
Está previsto, ao todo um quantitativo de 30 milhões de doses, segundo Queiroga. A medida, que faz parte da cooperação humanitária internacional no enfrentamento à Covid-19, foi autorizada por meio de Medida Provisória editada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o Ministério da Saúde, o envio de vacinas aos outros países não trará prejuízo à vacinação da população brasileira e não impactará o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).
- 1 de 11
Confira orientações do Ministério da Saúde diante do diagnóstico de Covid-19
Crédito: Myke Sena/MS - 2 de 11
O Ministério da Saúde recomenda que diante de sintomas compatíveis com a Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta ou coriza, com ou sem falta de ar, as pessoas devem buscar atendimento médico. Confira outras orientações
Crédito: Cassiano Psomas/Unsplash - 3 de 11
Use máscara o tempo todo
Crédito: Getty Images - 4 de 11
Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo
Crédito: Conscious Design/Unsplash - 5 de 11
Depois de usar o banheiro, limpe o vaso, mantendo a tampa fechada, higienize a pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária. Sempre lave as mãos com água e sabão
Crédito: Nathan Dumlao/Unsplash - 6 de 11
Separar toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos para uso exclusivo
Crédito: Sven Mieke/Unsplash - 7 de 11
O lixo produzido precisa ser separado e descartado
Crédito: Kinga Lopatin/Unsplash - 8 de 11
Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70%
Crédito: Nathan Fertig/Unsplash - 9 de 11
Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária
Crédito: Daniel Hansen/Unsplash - 10 de 11
Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo
Crédito: Bermix Studio/Unsplash - 11 de 11
Mantenha a distância mínima de 1,5 m entre a pessoa infectada e os demais moradores
Crédito: Chris Greene/Unsplash