Cai número de crianças e adolescentes hospitalizados por Covid-19, revela estudo

Levantamento da Sociedade de Pediatria mostra que público infantojuvenil não foi particularmente afetado por novas cepas do coronavírus

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Uma análise feita pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com base em dados do Ministério da Saúde, mostra que caiu o número de crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos) hospitalizados com sintomas da Covid-19 nos primeiros meses de 2021.

Em entrevista à CNN, o presidente do departamento científico de infectologia da associação, Marco Aurélio Sáfadi, explicou que o levantamento foi feito para investigar o impacto das novas variantes do coronavírus na população infantojuvenil.

“Queríamos entender se haveria indícios de uma maior ou particular gravidade [decorrente de novas cepas] na população pediátrica e de adolescente”, disse Sáfadi.

“Se houvesse, seria de se esperar que tivéssemos aumento na proporção de hospitalizações e de mortes, mas a conclusão desse estudo é que, ao contrário, essas propoções foram menores em 2021, em relação ao 2020”, esclareceu.

Sáfadi, entretanto, destacou que não há dúvidas do crescimento de casos de Covid-19 em todas as faixas etárias no país. Para ele, jovens adultos, classificados atualmente como “importantes vetores de transmissão” da doença, fazem parte do grupo mais afetado no momento. “Eles acabam tendo um comportamento no seu dia a dia que os expõe ao maior risco de se infectarem e de facilitar a transmissão entre esses grupos.”

Criança usa álcool em gel
Estudo da SBP investigou comportamento de novas variantes em crianças e adolescentes
Foto: Pixabay

Publicado por Guilherme Venaglia

Mais Recentes da CNN