Estados e DF começam a vacinar crianças neste fim de semana; veja calendários

Nove capitais começaram a imunização de crianças de 5 a 11 anos neste sábado (15), segundo levantamento da CNN

Todos os estados e o Distrito Federal já receberam as doses enviados pelo governo federal
Todos os estados e o Distrito Federal já receberam as doses enviados pelo governo federal Governo do Estado de São Paulo

Giovanna BronzeDanilo MoliternoIngrid OliveiraTiago Tortellada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote de vacinas da Pfizer que irá contemplar o público infantil de cinco a 11 anos. As doses foram repassadas às cidades e alguns municípios já têm calendário de vacinação contra a Covid-19 ou já iniciaram a vacinação. O envio foi feito para todos os estados e o Distrito Federal.

Segundo levantamento da CNN realizado na tarde deste sábado (15), nove capitais já começaram a imunização de crianças de 5 a 11 anos. A campanha de imunização teve início em Florianópolis, Belo Horizonte, Campo Grande, Salvador, São Luís, Fortaleza, Aracaju, Vitória e Recife.

A distribuição começou na madrugada desta sexta-feira, mas alguns estados relataram demora no recebimento, como Bahia, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Goiás. O último estado que recebeu os imunizantes foi o Acre, com um voo chegando na capital, Rio Branco, na noite de sexta-feira (14), segundo informações do Ministério da Saúde.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que antecipou o envio das vacinas pediátricas aos estados e todas as doses serão entregues em menos de 48 horas após a chegada ao Centro de Distribuição.

A pasta explica que esse processo dura normalmente de cinco a nove dias, e que mudanças pontuais na logística dos voos não vão afetar o início da vacinação pediátrica.

Calendário de vacinação no final de semana

Distrito Federal

O Distrito Federal começará a vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 neste domingo (16). A primeira fase contempla crianças dessa faixa etária com comorbidades, deficiência permanente ou sob a tutela do Estado, e crianças sem comorbidades com 11 anos completos.

Santa Catarina

O governo do estado de Santa Catarina recebeu a primeira remessa de doses pediátricas da Pfizer para dar início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19.

O avião com as 39,8 mil doses infantis pousou no aeroporto de Florianópolis.

O prefeito de Florianópolis anunciou, em publicação no Twitter, o começo da vacinação neste sábado (15), incluindo crianças com ou sem comorbidades e que de grupos de risco.

Espírito Santo

A capital Vitória começou a campanha infantil de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (15) em três pontos.

A primeira criança que recebeu o imunizante foi Arthur de Oliveira Zanoteli, de 11 anos. Ao todo, são 31.734 crianças na faixa etária de 5 a 11 anos na cidade.

Minas Gerais

A capital mineira, Belo Horizonte, começou a vacinar as crianças neste sábado (15). A imunização é feita, exclusivamente, em Centros de Saúde, das 8h às 14h. Com prioridade para crianças com comorbidades e imunossuprimidas.

Pernambuco

Pernambuco recebeu, na manhã da sexta-feira (14), a primeira remessa de doses para vacinação de crianças de 5 a 11 anos. As 60 mil doses da Pfizer seguiram para o Programa Estadual de Imunização para conferência e posterior encaminhamento aos municípios.

Em Recife, a vacinação começou neste sábado (15), com crianças que tenham doenças neurológicas crônicas ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. O agendamento no portal Conecta Recife permanece aberto.

Mato Grosso do Sul

A capital do estado, Campo Grande, iniciou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos neste sábado (15), após receber 4.310 doses do imunizante da Pfizer.

A Prefeitura de Campo Grande ampliou a vacinação para o público e, agora, todos que já têm 11 anos completos poderão se vacinar. Quem está entre os 5 e 11 anos e possui comorbidade ou deficiência grave, ou é descendente de quilombola também está apto para receber a primeira dose.

Bahia

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nas redes sociais o começo da imunização do público de 5 a 11 anos de idade com deficiência ou comorbidades neste sábado (15). Todas devem estar com o nome na lista do site da Secretaria Municipal de Saúde.

Ceará

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade começou neste sábado (15) em Fortaleza. Segundo o prefeito José Sarto (PDT), cerca de 400 crianças devem receber a primeira dose durante o fim de semana.

Maranhão

A capital do estado, São Luís, deu início à campanha de vacinação do público de 5 a 11 anos de idade neste sábado (15).

O anúncio do início da imunização das crianças foi feito pelo prefeito Eduardo Braide, em publicação no Twitter.

Sergipe

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos começou na capital do estado, Aracajú, neste sábado. Segundo o prefeito da cidade, Edvaldo Nogueira (PDT), a imunização será primeiro de crianças com comorbidades.

No sábado e no domingo (16), três unidades básicas de saúde ficarão abertas para iniciar o processo.

Pará

A capital do estado, Belém do Pará, fez neste sábado a imunização de 20 crianças com comorbidades e deficiências, em um início simbólico da imunização, segundo o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL).

A vacinação começará de forma ampla na segunda-feira (17), com crianças com deficiência e comorbidades.

Paraíba

A prefeitura de João Pessoa, capital da Paraíba, afirmou que a data planejada para o início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos é o domingo (16). Porém, a realização da campanha de imunização a partir deste dia ainda depende “da chegada da vacinação e logística de distribuição da Secretária Estadual de Saúde”.

Mais Recentes da CNN