Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CDC encerra reunião de emergência sem votar mudança em vacina da Janssen

    Encontro entre médicos da farmacêutica e autoridades de saúde dos EUA foi realizado nesta quarta-feira para discutir relatos de coágulos sanguíneos

    Vacina da Johnson & Johnson contra Covid-19
    Vacina da Johnson & Johnson contra Covid-19 Foto: Dado Ruvid/Reuters (9.fev.2021)

    Por Maggie Fox, da CNN

    Os consultores de vacinas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, encerraram a reunião de emergência nesta quarta-feira (14), sem votar sobre a mudança de qualquer recomendação para a vacina contra o novo coronavírus da Johnson & Johnson.

    Membros do comitê disseram que não tinham informações suficientes para recomendar mudanças, ou mesmo sugerir uma pausa na administração da vacina.

    O CDC e a ‘Food and Drug Administration’ dos EUA recomendaram na terça-feira (13) que os Estados Unidos pausassem o uso da vacina Johnson & Johnson.

    A vacina foi associada, mas não definitivamente, a casos de coágulos sanguíneos raros.

    Na quarta-feira (14), o Comitê Consultivo em Práticas de Imunização ouviu  detalhes de seis casos conhecidos de um tipo raro de coágulo de sangue chamado CVST encontrado em combinação com um baixo nível de células-chave de coagulação do sangue.

    A condição é complicada de tratar e os médicos são alertados para não usar anticoagulantes típicos para tratá-la.

    Eles também ouviram sobre um possível sétimo caso e detalhes de um caso em um voluntário durante os testes da vacina – um caso que a J&J inicialmente disse não estar relacionado à vacina.

    A equipe disse que esperaria um horário em que o comitê pudesse se reunir novamente, em breve, para que a vacina não fosse desnecessariamente atrasada se eles decidirem ser seguro continuar a administrá-la.

    “Encontraremos um momento para nos reunirmos”, disse a secretária executiva do ACIP,  Amanda Cohn, na reunião. “Tentaremos identificar qual é essa data até sexta-feira desta semana para que as pessoas tenham um pouco mais de tempo para colocá-la nos calendários.”