Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    China registra primeira morte humana no mundo pela gripe aviária H3N8

    Paciente era uma mulher de 56 anos da província de Guangdong, que teve início da doença em 22 de fevereiro

    Infecções pela gripe aviária emhumanos podem ser assintomáticas ou causar doença leve a grave
    Infecções pela gripe aviária emhumanos podem ser assintomáticas ou causar doença leve a grave Wei Liang/China News Service/VCG via Getty Images

    Lucas Rochada CNN

    em São Paulo

    A China registrou o primeiro caso de morte causada pela infecção pelo vírus da gripe aviária H3N8 no mundo. A paciente era uma mulher de 56 anos da província de Guangdong, que teve início da doença em 22 de fevereiro. Ela foi hospitalizada por pneumonia grave em 3 de março e morreu no dia 16 do mês passado.

    Os dados foram relatados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que confirmou um total de três casos da doença notificados no país asiático. Segundo a OMS, a investigação epidemiológica e o rastreamento de contatos apontaram que não foram encontrados casos entre as pessoas próximas do indivíduo infectado.

    Com base nas informações disponíveis, parece que esse vírus não tem a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa. O risco de disseminação entre humanos nos níveis nacional, regional e internacional é considerado baixo pela OMS.

    No entanto, devido à natureza em constante evolução dos vírus influenza, a OMS enfatizou a importância da vigilância global para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas.

    Detalhes do caso

    Em 27 de março, a Comissão Nacional de Saúde da China notificou a OMS sobre um caso confirmado de infecção humana pelo vírus da gripe aviária A (H3N8). O caso foi detectado através do sistema de vigilância de infecções respiratórias agudas graves. A paciente tinha várias condições subjacentes, além de um histórico de exposição a aves vivas antes do início da doença e um contexto de presença de pássaros selvagens em sua casa.

    De acordo com a OMS, nenhum contato próximo do caso desenvolveu uma infecção ou sintomas de doença no momento da notificação. Amostras ambientais foram coletadas da residência da paciente e do mercado onde ela passou algum tempo antes do início da doença. Os resultados dos testes mostraram que as amostras coletadas no mercado foram positivas para influenza A (H3N8).

    Infecções pela gripe aviária em humanos podem ser assintomáticas ou causar doença leve a grave. Dependendo de fatores relacionados ao vírus específico e ao indivíduo infectado, a doença pode variar de conjuntivite ou sintomas leves de gripe a doença respiratória aguda grave ou até morte. Sintomas gastrointestinais ou neurológicos foram relatados, mas são raros.

    Casos humanos de infecção com vírus da gripe aviária são geralmente o resultado de exposição direta ou indireta a aves vivas ou mortas infectadas ou ambientes contaminados.