Christiane Amanpour, âncora da CNN, revela tratamento contra câncer de ovário

No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre importância do diagnóstico precoce da doença

Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Na edição desta terça-feira (15) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre o câncer de ovário. A renomada jornalista britânica Christiane Amanpour, uma das grandes apresentadoras da CNN Internacional, revelou em seu programa que está se tratando da doença.

“Como milhões de mulheres no mundo, fui diagnosticada com câncer de ovário. Fiz uma cirurgia para removê-lo e agora vou passar por vários meses de quimioterapia para ter o melhor prognóstico possível em longo prazo”, disse Christiane. 

“Estou contando tudo isso, é claro, pela transparência. Mas, na verdade, principalmente como um alerta para o diagnóstico precoce e para pedir às mulheres que façam todos os exames regulares que puderem, para ouvir seus corpos e para garantir que as preocupações médicas legítimas não sejam ignoradas ou diminuídas”, completou a âncora, que está na CNN desde 1983 e já participou de coberturas como a Guerra do Golfo e a invasão americana no Afeganistão.

Fernando Gomes ressaltou que não são todos os tipos de cânceres que apresentam sinais precocemente e explicou a importância de descobrir a doença o quanto antes. “No início, se tem menos células tumorais e conseguimos com recursos, associando cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, entre outros tipos de tratamento, uma taxa de sucesso de cura muito maior ou pelo menos de controle satisfatório.”

“O grande desafio é que o câncer de ovário nem sempre dá sinais tão claros como, por exemplo, o câncer de mama, onde se tem a possibilidade de notar alteração, dor ou desconforto. Muitas vezes ele é descoberto na região da pelve, que começa a ser acometida pelo tumor. Os sintomas podem surgir com dores, desconforto, sangramentos, perda de peso e, às vezes, o diagnóstico nesse momento é com o câncer já avançado”, explicou o médico. 

Christiane Amanpour, âncora da CNN, falou sobre diagnóstico de câncer de ovário
Christiane Amanpour, âncora da CNN, falou sobre diagnóstico de câncer de ovário e importância de acompanhamento médico constante
Foto: Reprodução/CNN Brasil (15.jun.2021)

Mais Recentes da CNN