Com 17 capitais à beira do colapso, março pode se tornar o pior mês da pandemia

Há dias o país alcançou o recorde de 250 mil mortes pela Covid-19 e há semanas que a média diária de óbitos fica acima de mil

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O mês de março acaba de começar e já se anuncia como um dos piores desde o início da pandemia no Brasil. Há dias o país alcançou o recorde de 250 mil mortes pela Covid-19 e há semanas que a média diária de óbitos fica acima de mil.

De norte a sul do país, os governos estaduais anunciam uma catástrofe iminente. De acordo com um levantamento da Fiocruz, 17 capitais estão próximas da lotação dos leitos de UTI e à beira do colapso no sistema de saúde.

“Vamos ter pessoas morrendo em casa ou morrendo na porta dos hospitais, porque não vamos ter onde interná-las. Vamos ter um cenário de guerra”, alertou em entrevista à CNN a infectologista Thaís Guimarães, presidente da Comissão de Infectologia do Hospital das Clínicas.

Neste episódio do E Tem Mais, Monalisa Perrone fala sobre as falhas e negligências no combate à pandemia que nos trouxeram até esse cenário de colapso generalizado no país. Na primeira parte do episódio, participa o neurologista Miguel Nicolelis, professor catedrático da Duke University, nos Estados Unidos. Nicolelis coordenava, até o mês passado, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste e alerta sobre as medidas restritivas que deveriam ser adotadas para evitar que março se torne o pior mês da pandemia.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

5 Fatos

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Publicado por Daniel Fernandes

Podcast E Tem Mais, com Monalisa Perrone
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã
Foto: CNN Brasil

Mais Recentes da CNN