Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Como começar a correr? Veja cinco dicas de especialistas

    Buscas pela atividade aumentaram nos últimos meses e o esporte acabou ganhando novos praticantes

    Praticar exercícios físicos pode ajudar a melhorar a saúde do coração
    Praticar exercícios físicos pode ajudar a melhorar a saúde do coração Alvaro Medina Jurado/Getty Images

    Marina Toledoda CNN em São Paulo

    A busca pelo termo corrida aumentou significativamente nos últimos meses, mostram dados do Google Trends. Em julho de 2023, as pesquisas tiveram um pico, que se mantém até os dias de hoje.

    Nas redes sociais, conteúdos sobre o esporte também se tornaram cada vez mais frequentes, incentivando os usuários a começarem a correr.

    Para ajudar quem quer entrar na onda e dar início aos treinos, a CNN conversou com especialistas com intuito de orientar os corredores iniciantes.

    Os três treinadores consultados destacaram a importância de procurar um médico antes de começar, para garantir que esteja liberado para iniciar a prática de uma atividade física.

    “Como tem mudança no padrão ventilatório e principalmente na frequência cardíaca, se a pessoa tem algum problema no coração a gente [treinadores] não sabe. Geralmente o médico não vai impedir essa pessoa de fazer atividade física, pelo contrário, só que direcionará o paciente”, explicou Julio Dotti, treinador de corrida profissional e embaixador da Saucony Brasil.

    Confira cinco dicas para começar a correr

    • Fortaleça o corpo

    Emerson Trivia, professor e educador físico da Academia Gaviões, e Ademir Paulino, treinador e fundador da assessoria esportiva que leva seu nome, destacaram a importância de fortalecer o corpo.

    “Intervale seus treinos de corrida com musculação e fortalecimentos específicos para a sua corrida. Lembrando que você tem ligamentos, e eles precisam também de uma grande atenção”, explicou Trivia.

    O fortalecimento muscular é necessário para evitar dores e lesões, além de preparar o corpo melhor para o esporte.

    • Roupas adequadas

    O treinador Julio Dotti falou sobre a importância da vestimenta adequada para começar a correr: roupas e tênis leves e respiráveis

    “É essencial escolher uma roupa que torne a corrida o mais confortável possível. Tanto o short, blusa e tênis, precisam ser de um material resistente, mas respirável. Quanto mais leve, mais fácil e fluído será a corrida”, afirmou.

    • Comece devagar

    Começar apenas caminhando para depois correr é um caminho natural, segundo Dotti. Dessa forma, o corredor iniciante respeita os limites do próprio corpo.

    “É comum entre iniciantes ter a ansiedade de correr rápido e longas distâncias com pouco tempo de treino. Como ela não tem o controle da atividade física, ela hiperventila, aumenta muito a frequência cardíaca, cansa e depois não quer fazer mais. Então o ideal, é que se a pessoa nunca fez atividade física, a primeira coisa é ela começar com caminhada de 30 a 40 minutos”, afirmou.

    “Alternar dia de caminhada, dia de descanso. Isso é muito importante para que a corrida se torne algo mais natural. Depois ir alternando corrida e caminhada por tempos. Por exemplo, caminhar três minutos e correr um minuto. Depois, caminhar quatro minutos e correr dois. E assim, sucessivamente, você vai aumentando o tempo da corrida e vai diminuindo o tempo da caminhada”, explicou.

    • Tenha um objetivo

    Para o treinador Ademir Paulino, quando se tem um objetivo é mais fácil de manter o foco e a determinação. Por exemplo, determinar uma distância-alvo ou se inscrever para uma prova de rua, o que te motivar mais.

    • Experimente lugares de treino diferentes

    Paulino também sugeriu variar os tipos de pisos, pois isso proporciona novas experiências, fortalece a musculatura e diminui lesões. Além disso, dessa forma, o corredor iniciante pode descobrir o local que mais o agrada para treinar, como asfalto, parque ou esteira.

    Conheça seis relógios com GPS para quem quer começar a correr