Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Como tirar olheiras: conheça 10 dicas práticas

    Causadas por diferentes fatores, as olheiras podem afetar a autoestima; saiba como é possível reduzi-las com hábitos mais saudáveis

    Veja dicas práticas para remover as olheiras
    Veja dicas práticas para remover as olheiras Imagem: pexels/yan krukau

    Manchas e inchaço abaixo dos olhos podem trazer um aspecto de cansaço para o rosto e afetar a autoestima, por isso saber como tirar olheiras é uma forma de recuperar o bem-estar.

    Em geral, as olheiras podem ser prevenidas ou amenizadas com a inclusão de hábitos mais saudáveis na rotina, como boas noites de sono.

    No entanto, é importante entender a causa do problema dermatológico para tratá-lo da maneira correta. Casos hereditários, por exemplo, podem demandar o uso de produtos específicos.

    Além do acompanhamento de um dermatologista, algumas atitudes diárias podem auxiliar no funcionamento do organismo, nos cuidados com a pele e, assim, contribuir para a redução das olheiras.

    Afinal, como tirar as olheiras? Veja 10 dicas

    As olheiras podem causar um incômodo estético, por isso muitas pessoas buscam maneiras de escondê-las.

    Segundo estudo publicado pela revista Surgical & Cosmetic Dermatology, periódico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 43% dos participantes da pesquisa afirmaram usar maquiagem para camuflar as olheiras diariamente.

    Como existem diferentes fatores que podem influenciar o surgimento das olheiras, desde genética até a privação de sono, contar com opções para reduzir as manchas e o inchaço na região abaixo dos olhos pode ajudar no bem-estar e na autoestima.

    O ideal é consultar um dermatologista para entender as causas do problema, encontrar o melhor tratamento e manter o acompanhamento profissional, mas é possível adotar algumas atitudes para melhorar os cuidados com a pele.

    Saiba como remover olheiras com hábitos mais saudáveis.

    Melhorar a qualidade do sono

    Como remover as olheiras?
    Como remover as olheiras? / Imagem: Unsplash/vladislav muslakov

    A privação de sono é uma das causas mais comuns para o surgimento de olheiras, de acordo com a pesquisa publicada no periódico da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

    Por isso, dormir bem é um passo importante para evitar o problema dermatológico. É durante o sono que o corpo libera alguns hormônios específicos, como o do crescimento, responsável pela renovação celular.

    A renovação celular da pele é um processo necessário para que as células mortas deem lugar às novas, mantendo o viço.

    Ter uma boa alimentação

    Manter hábitos alimentares saudáveis é um passo fundamental para o funcionamento correto do organismo, o que pode refletir também em questões dermatológicas.

    O consumo excessivo de alimentos industrializados, ultraprocessados, com altos níveis de açúcar, sódio ou gordura pode desencadear doenças e afetar a fisiologia, causando problemas como as olheiras.

    Por outro lado, uma dieta com nutrientes essenciais ao organismo, como fibras, proteínas e vitaminas, pode contribuir para a saúde e a qualidade de vida de maneira geral.

    Para quem busca maneiras de como tirar olheiras, incluir alimentos ricos em água, como frutas e legumes, é uma forma de evitar a retenção de líquidos, que pode contribuir para a formação de olheiras.

    Hidratar-se

    A hidratação é outro fator essencial para o bom funcionamento do organismo, com impacto também na estética da pele.

    O consumo de água contribui para manter a pele hidratada, além de auxiliar na liberação correta dos líquidos, evitando a retenção que pode causar inchaço na região abaixo dos olhos.

    Em entrevista à CNN, o professor Eduardo Barbosa Coelho, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), falou sobre a função da água no organismo.

    “Ela transporta nutrientes e oxigênio pela corrente sanguínea, mantém a concentração correta para a manutenção do equilíbrio eletrolítico e ácido-base, regula a temperatura corporal”, explicou.

    Além disso, o professor detalhou que ela é responsável por manter a estrutura celular e auxilia na excreção de substâncias tóxicas pela urina e fezes.

    De acordo com Coelho, a quantidade ideal de água a ser ingerida por dia varia de uma pessoa para outra. “Há mecanismos fisiológicos para a manutenção de um equilíbrio hídrico e caso haja falta de água a sede aparecerá”, esclareceu.

    Fazer compressas

    Para quem deseja saber como tirar olheiras de maneira mais rápida, as compressas frias podem ser uma opção.

    A água fria ajuda a reduzir a dilatação dos vasos sanguíneos, uma das causas para o escurecimento da área abaixo dos olhos.

    Colocar gaze ou algodão embebido em água fria na região pode reduzir o inchaço e contribuir para melhorar o aspecto da pele.

    Diminuir o consumo de álcool

    Manter hábitos saudáveis ajuda a eliminar olheiras e diminuir o consumo de álcool está entre as práticas que contribuem para a qualidade de vida.

    O álcool tem efeito inflamatório no organismo, por isso pode interferir no aspecto da pele. Além disso, as bebidas podem dificultar a digestão, aumentar a retenção de líquidos e causar inchaços no corpo, inclusive na região abaixo dos olhos.

    Apostar em massagens localizadas

    Como amenizar as olheiras?
    Como amenizar as olheiras? / Imagem: pexels/karolina grabowska

    Outra opção para quem busca dicas de como tirar olheiras de maneira mais natural é apostar em massagens nessa área abaixo dos olhos.

    As massagens localizadas podem estimular a circulação e amenizar o inchaço na região, assim como contribuir para uma redução na dilatação dos vasos sanguíneos.

    Por se tratar de uma área sensível, os movimentos aplicados devem ser suaves. Com a ponta do dedo indicador, é possível dar leves batidinhas e fazer movimentos circulares para estimular a circulação.

    Proteger e hidratar o rosto

    A hidratação da pele é um ponto que pode influenciar no surgimento de olheiras, por isso reforça-la é uma opção para reduzir as manchas e o inchaço abaixo dos olhos.

    Além de manter a ingestão de água para aproveitar os benefícios da hidratação natural, também é possível complementar os cuidados com produtos que tenham essa função hidratante.

    Neste quesito, o protetor solar é um dos produtos que podem contribuir para a redução das olheiras e para a saúde da pele de maneira geral.

    A indicação de especialistas em relação aos cuidados com a pele é usar um protetor solar com FPS (Fator de Proteção Solar) 30 ou maior.

    “De modo geral, quanto mais clara é a pele, maior deve ser o fator de proteção”, explicou a dermatologista Meire Gonzaga em entrevista à CNN.

    Utilizar produtos específicos para a área dos olhos

    Os produtos podem complementar os cuidados com a pele, mas no caso das olheiras é importante buscar cosméticos específicos para a área dos olhos.

    Essa é uma região diferente do restante do rosto, com uma pele mais fina e sensível, por isso demanda uma atenção especial para evitar irritações ou outras reações no local.

    Além disso, entender o tipo de olheira ajuda no momento da escolha do produto mais adequado. Para saber como tirar olheiras escuras, por exemplo, é importante conhecer a causa do problema.

    Para isso, o ideal é agendar uma consulta com um dermatologista, que vai identificar a causa e indicar os produtos mais adequados para cada paciente.

    Incluir momentos de autocuidado na rotina

    O bem-estar físico e mental reflete na redução das olheiras, por isso ter momentos de lazer, para relaxar e cuidar de si mesmo devem fazer parte do dia a dia.

    Incluir as dicas acima na rotina significa ter esses momentos de autocuidado, que podem contribuir para a redução do estresse – fator que também pode impactar na privação de sono e no surgimento de olheiras.

    Procedimentos estéticos também podem auxiliar no tratamento das olheiras, mas devem ser indicados e realizados por dermatologistas.

    Criar uma rotina de higiene do sono

    A primeira dica sobre como tirar olheiras foi melhorar a qualidade do sono e uma maneira de fazer isso é criar uma rotina para o momento antes de dormir.

    A higiene do sono envolve hábitos que ajudam o cérebro a identificar que chegou a hora de dormir, como reduzir os estímulos sonoros e luminosos.

    Outras dicas para inserir essa prática no dia a dia são:

    • evitar o uso de smartphones antes de dormir;
    • evitar o consumo de cafeína e álcool no período da noite;
    • dar preferência aos alimentos mais leves no período noturno;
    • criar uma rotina para o momento de dormir, como tomar um banho quente e ouvir uma música relaxante.

    E por que temos olheiras?

    Por que temos olheiras?
    Por que temos olheiras? / Imagem: Shutterstock/sruilk

    Para entender como tirar olheiras é necessário buscar a causa do problema dermatológico, que pode variar de uma pessoa para outra. É possível que as áreas mais escuras apareçam pela idade, por consequência de alguns hábitos ou por fatores genéticos.

    De acordo com o estudo publicado pela revista Surgical & Cosmetic Dermatology, fatores anatômicos, genéticos e fisiológicos influenciam no aparecimento de olheiras.

    Com o passar dos anos, a perda das bolsas de gordura responsáveis por proteger os olhos é natural, sendo uma das causas mais comuns para o problema.

    Além disso, a pesquisa destaca que existem condições que potencializam as olheiras, como a falta de sono, o tabagismo e o sedentarismo.

    A falta de hidratação ou de uma alimentação saudável também podem interferir, assim como fatores mais pontuais, como alergias, por exemplo.

    Diante dessas influências, existem diferentes tipos de olheiras. Elas são classificadas da seguinte maneira:
    vasculares: caracterizada pelo tom mais azulado e pelo inchaço da área abaixo dos olhos;

    • sanguíneas: esse é o tipo mais comum de olheiras, caracterizado pela coloração mais arroxeada;
    • profundas: com coloração amarronzada, esse tipo de olheiras é causado pelo aprofundamento da região;
    • pigmentares: causadas pelo excesso de melanina na área abaixo dos olhos, sendo mais comuns em peles negras.

    Confira as principais notícias da saúde na CNN

    Tópicos

    Tópicos