Correspondente Médico: Carga viral está ligada à letalidade da Covid-19

Neurocirurgião Fernando Gomes tirou dúvida enviada por telespectador sobre relação entre maior quantidade de coronavírus no corpo e morte pela doença

Da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

Na edição desta segunda-feira (12) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou a relação entre carga viral e letalidade da Covid-19. A dúvida foi enviada por um telespectador.

"A carga viral tem relação com a quantidade de vírus viável que tem contato com uma pessoa e acaba infectando ela. A letalidade tem relação com a morte. Em uma pessoa que não tem o sistema imunológico competente para combater o coronavírus a carga viral aumenta porque o vírus se multiplica de uma forma muito mais eficiente do que deveria", explicou o médico.

"Com isso, todo aquele processo inflamatório que vem sequencialmente à infecção viral deve ser mais grave. Então, indiretamente, podemos dizer que, sim, a carga viral do coronavírus em indivíduos com sistema imunológico não tão competenende pode ter relação direta com a sua letalidade", disse Gomes.

Leitos de UTI no Hospital Ronaldo Gazzola, na zona norte do Rio de Janeiro
Leitos de UTI no Hospital Ronaldo Gazzola, na zona norte do Rio de Janeiro, durante pandemia da Covid-19
Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo (10.mar.2021)