Correspondente Médico: Como identificar os sintomas do câncer no intestino

Dr. Fernando Gomes explicou a doença que vitimou o ator Luis Gustavo, aos 87 anos, no domingo (19)

Da CNN*

Em São Paulo

Ouvir notícia

Na edição desta segunda-feira (20) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre câncer no intestino. O ator Luis Gustavo morreu, aos 87 anos, vítima da doença no último fim de semana. Por causa da doença, ele estava afastado da televisão desde 2018.

O médico explicou que existem diversos sintomas do aparelho digestivo que muitas vezes se confundem com a própria digestão e o trânsito intestinal, por isso exames regulares são fundamentais para detectar anormalidades na região.

Entre os principais sintomas do câncer de intestino, Fernando Gomes destacou:

  • Dores abdominais;
  • Sangue na fezes;
  • Náusea;
  • Fadiga ou perda de apetite;
  • Perda de peso.

“Esses sintomas são vagos, mas quando estão presentes e acontecem de forma persistente chamam a atenção e fazem com que se precise procurar um profissional para fazer uma investigação mais pormenorizada”, alertou o médico.

Ainda segundo Fernando Gomes, após os 50 anos homens e mulheres podem ser acometidos pela doença. “Por isso é tão importante o exame periódico e até mesmo a colonoscopia para se investigar por dentro do aparelho digestivo e com isso detectar sinais de que há uma doença em progressão na região”, afirmou.

‘Tio Vavá’

O ator Luis Gustavo morreu no domingo (19), aos 87 anos, em Itatiba (SP), vítima de câncer no intestino. A informação foi confirmada pelo sobrinho do ator, Cassio Gabus Mendes, nas redes sociais.

Ele nasceu em Gotemburgo, na Suécia, em 2 de fevereiro de 1934. Antes de interpretar personagens como Beto Rockefeller (da atração homônima) e Tio Vavá (de “Sai de Baixo”), ele trabalhou durante cinco anos atrás das câmeras: foi contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista.

No teleteatro TV de Vanguarda tornou-se assistente de direção e ganhou seu primeiro papel como ator na peça de teatro “Mas Não se Matam Cavalos”.

Depois disso, o “Tatá”, como era conhecido pelos mais íntimos, viveu diversos papéis na televisão e marcou gerações.

Fotos: A carreira de Luis Gustavo em papéis marcantes na TV

(*Com informações de Nicole Lacerda e João de Mari, da CNN, em São Paulo)

Mais Recentes da CNN