Covid-19: como a fisioterapia contribui para a recuperação dos pacientes

Fisioterapeuta explica a importância da especialidade no tratamento de pessoas com insuficiência respiratória e sequelas pós-Covid-19

Produzido por Rudá Moreira, da CNN em Brasília

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, o fisioterapeuta Vinícius Maldaner, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, explicou que a fisioterapia é fundamental no tratamento de pacientes com Covid-19, sobretudo em casos de insuficiência respiratória, nos quais a pessoa precisa de ventilação não invasiva ou respiração por aparelho.

“O fisioterapeuta tem um papel diário nos ajustes e na monitoração desses tratamentos. Verificar se esses pacientes têm condições ou não de voltar à sua respiração espontânea é uma função muito importante desse profissional, que acontece principalmente nas unidades de emergência de terapia intensiva”, explica.

Para que isso ocorra da melhor forma possível, essa assistência precisa ser integral e ininterrupta, 24 horas por dia, sete dias por semana, de acordo com Vinícius. O profissional afirma também que a fisioterapia contribui, inclusive para tratar sequelas como perda de memória e de olfato.

“A multidisciplinaridade é essencial para esses casos, e a fisioterapia faz parte deste processo. Em uma avaliação correta, a gente primeiro identifica se o paciente tem alguma disfunção e qual o grau dela. Então, por meio de estímulos motores e sensoriais, trabalhamos em sua recuperação.”

Fisioterapia e sequelas pós-Covid-19

Ainda em relação às sequelas pós-Covid-19, o que cientistas estão chamando de Covid longa ou síndrome pós-Covid, o fisioterapeuta diz que os próprios medicamentos utilizados nos casos mais graves têm um papel nesse problema.

“Os pacientes em terapia intensiva ficam muito tempo em tratamentos usando medicações, como bloqueadores neuromusculares e corticoides em excesso, que levam a alterações da função muscular, óssea e articular.”

Segundo o fisioterapeuta, alguns recuperados da Covid-19 podem passar mais de seis meses com limitações. Desta forma, ele ressalta que o papel da fisioterapia “é essencial não só para evitar a progressão, mas principalmente para devolver estes indivíduos o mais rapidamente possível à sociedade.”

Fisioterapeuta Vinícius Maldaner (23-05-2021)
Fisioterapeuta Vinícius Maldaner (23-05-2021)
Foto: Reprodução / CNN

 

Mais Recentes da CNN