Covid-19: Ministério da Saúde confirma 169 casos da variante Delta no Brasil

Estado do Rio de Janeiro tem 88 casos da variante identificada pela primeira vez na Índia; 13 pacientes graves morreram

Especialistas defendem que investimento do PrevCOV deveria ser direcionado à testagem com exames de RT-PCR
Especialistas defendem que investimento do PrevCOV deveria ser direcionado à testagem com exames de RT-PCR Foto: Callaghan O'Hare/Reuters (23.jun.2020)

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (27) que até esta segunda-feira (26) 169 casos da variante Delta foram identificados e notificados no Brasil. A variante Delta da Covid-19 é a que foi identificada pela primeira vez na Índia

Segundo dados da pasta, são 30 casos desta variante no Distrito Federal, quatro em Goiás, sete no Maranhão (sendo seis identificados no navio que esteve no estado), um em Minas Gerais, 13 no Paraná, três em Pernambuco, 88 no Rio de Janeiro, três no Rio Grande do Sul (sendo um caso considerado importado do RJ), cinco em Santa Catarina e 15 em São Paulo. 

Até o momento, 13 mortes foram confirmadas para a variante Delta nos estados do Maranhão (1), Paraná (6), Rio de Janeiro (4) Distrito Federal (2).

A pasta esclarece que os casos e seus respectivos contatos são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (Cievs) locais, conforme orientação do Guia Epidemiológico da Covid-19.  

O Ministério da Saúde segue em investigação de casos da variante quanto à transmissão e tem orientado estados e municípios a intensificar o sequenciamento genômico das amostras positivas para a Covid-19 para identificação das variantes, além da vigilância laboratorial, notificação de casos, rastreamento de contatos, isolamento de casos suspeitos e confirmados, notificação imediata e medidas de prevenção em áreas de suspeita de circulação de variantes.

Em nota, a pasta diz ainda que o avanço da vacinação é essencial para acabar com a pandemia da Covid-19. Atualmente, o Brasil ocupa a 66ª posição no ranking mundial da vacinação contra a Covid-19 a cada 100 habitantes. Em números absolutos, o Brasil é quarto lugar. 

Mais Recentes da CNN