Covid-19 vai circular, mas vacinação trará imunidade de rebanho, diz virologista

À CNN Rádio, José Luis Módena afirmou que variantes vão surgir, mas que vacinas são eficazes na proteção

Vacina da febre amarela
Vacina da febre amarela Breno Esaki/Agência Saúde DF

Amanda GarciaBel Camposda CNN

São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN Rádio nesta terça-feira (26), o virologista José Luis Módena afirmou que todas as vacinas, “sem exceção”, são efetivas contra todas as variantes da Covid-19.

Ele destacou que lugares com maior monitoramento genômico em escala maior do que o Brasil, como o Reino Unido, enfrentam uma terceira onda – em especial com evidência maciça da Delta –, mas, “com taxa de agravamento de casos baixa”, devido à vacinação.“

Esperamos que isso aconteça no Brasil, já temos observado quedas e isso tende a se intensificar conforme avance a vacinação, perspectiva é de melhora, como que vai se sustentar, é difícil de dizer”, completou.

No entanto, Módena se diz otimista: “O vírus vai continuar circulando, veio para ficar, mas a tendência é que circule associado com taxa de doença leve nas pessoas porque teremos efeito de proteção de rebanho induzido pela vacina”.

O virologista também acredita que a tendência é de que novas variantes sigam aparecendo. Mesmo assim, ele explica que as mutações têm apresentado “convergência evolutiva”.

Isso significa que as mutações possuem a mesma “base” em diferentes regiões do mundo, o que favorece que as vacinas continuem sendo eficazes.

Mais Recentes da CNN