Cuidados são necessários para evitar nova onda no Brasil, diz médico

Medidas de proteção e uso de máscaras em locais fechados precisam ser respeitadas, apesar da vacinação, disse Ricardo Petraco, médico cardiologista do Imperial College de Londres

Raphael Buenoda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Apesar do avanço da vacinação no Brasil, medidas como o uso de máscaras devem ser mantidas para que uma nova onda da Covid-19 seja evitada no Brasil, disse Ricardo Petraco, médico cardiologista do Imperial College de Londres, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (25).

“(…) A gente tem que manter a racionalidade, mesmo com a proporção alta da população vacinada, manter a distância e usar máscara quando for necessário dentro de lugares fechados. E não fazer coisas que não sejam totalmente necessárias”, disse ele.

Com a vacinação de 100% da população adulta da cidade de São Paulo, já se cogita a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos na capital paulista. Petraco disse ser a favor da medida.

“Eu acho que (o não uso de) máscaras em ambientes abertos é seguro, sempre foi. A gente nunca teve um problema maior em fazer isso aqui. Claro, contanto que não seja uma aglomeração, que mesmo em ambientes abertos é perigosa”, afirmou.

Vacinação no Brasil

O médico comemorou o avanço da vacinação no Brasil, e ressaltou o comprometimento da população com a campanha de imunização.

“(…) Mesmo com a tentativa frustrada de alguns de vender notícias falsas sobre os riscos de vacina, é muito ver que a população está se vacinando. E a gente só espera que tudo se resolva da maneira que a gente quer, que a doença seja controlada. E, talvez, na primavera do ano que vem, começar a se pensar na terceira dose”, concluiu o médico.

Mais Recentes da CNN