Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Desafio de Comitê é criar cenários de evolução da varíola dos macacos, diz David Uip

    À CNN Rádio, o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Estado de São Paulo afirmou que há preocupação com a evolução da doença

    Foto: Murat Deniz/Getty Images

    Amanda Garciada CNN

    Ouvir notícia

    O secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Estado de São Paulo afirmou que há preocupação com a evolução da doença, David Uip, disse estar preocupado com a evolução da varíola dos macacos no estado e no Brasil.

    Na última quinta-feira (4), a secretaria estadual de Saúde de SP anunciou a criação do Centro de controle e integração e de duas redes integradas de diagnóstico laboratorial para combater a doença.

    “Estamos preocupados, o diretor do Emílio Ribas afirmou que tem 30 pacientes por dia na triagem, há aumento importante do número de casa”, afirmou, em entrevista à CNN Rádio.

    No entanto, Uip afirmou que há uma questão importante sobre o cenário epidemiológico.

    “No Brasil, estamos atrás de alguns países europeus na pandemia, como Inglaterra, França, Espanha e Portugal. E, lá, houve aumento abrupto, seguido por estabilidade e, então, tendência de queda.”

    De acordo com ele, portanto, São Paulo observa essa tendência, mas que, independentemente, “estamos preparados com esta rede de hospitais e laboratórios públicos e privados.”

     

    A investigação epidemiológica lida com o cenário de momento, segundo Uip, mas “o grande desafio é criar cenários, preparar estrutura e estar pronto para qualquer resposta a ser adotada.”

    O secretário avalia que é importante não se rotular a doença como de um grupo específico. “Quando coloca um grupo prevalente, mas exclui outros, as pessoas não se preocupam, passam a achar que não estão correndo riscos, a doença não pode ser subestimada, parece ser menos letal, mas pode atingir imunodeprimidos, transplantados, crianças, grávidas, precisamos de cautela.”

    David Uip afirmou que terá uma reunião nesta sexta-feira (5) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para uma ação colaborativa contra a varíola dos macacos.

    *Com produção de Camila Olivo

    Mais Recentes da CNN