Doença autoimune não é contraindicação para vacina contra Covid-19, diz médico

No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes tirou dúvida enviada por telespectador sobre a imunização contra o coronavírus

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Na edição desta quinta-feira (15) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes tirou dúvida enviada por telespectador sobre doenças autoimunes e vacina contra a Covid-19: o estímulo do sistema imunológico dado pelo imunizante pode ser perigoso para quem sofre de doença autoimune?

“Quem tem doença autoimune tem um distúrbio que provoca a produção de anticorpos contra células ou tecidos do próprio corpo da pessoa. Mas com a vacina da Covid-19, falamos de um estímulo direcionado ao coronavírus, algo que não existe no nosso corpo”, explicou Gomes. “É possível imaginar que existe uma fragilidade biológica possível em relação a isso, mas não é uma contraindicação para se fazer a imunização”, completou.

“Mas, de fato, a doença autoimune causa desbalanço no sistema imunológico. Um paciente, por exemplo, com esclerose múltipla produz anticorpos que machucam o sistema nervoso central. Outras doenças são assim também, podem agredir células do corpo de forma inadvertida”, disse Gomes.

quadro Correspondente Médico
No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes tirou dúvida sobre doenças autoimunes e vacina da Covid-19
Foto: CNN Brasil (15.abr.2021)

 

Mais Recentes da CNN