CNN Sinais Vitais

Dr. Kalil: Da meditação à academia, conheça os tratamentos da fibromialgia

Práticas como yoga e mindfulness podem reduzir em até 25% os sintomas de dor da fibromialgia, revelam médicas. Tratamento multidisciplinar inclui exercícios físicos e acompanhamento psicológico

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Especialistas destacaram durante o CNN Sinais Vitais que práticas integrativas como yoga e meditação podem ser fundamentais no tratamento da fibromialgia, condição caracterizada por dores crônicas que afetam diversos pontos do corpo.

De acordo com as médicas Camila Magalhães, psiquiatra e pesquisadora do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica da USP, e Waldenise Cossermelli, reumatologista e professora Faculdade de Medicina de Jundiaí, a yoga auxilia no controle da respiração e no alongamento muscular, proporcionando melhor circulação sanguínea e produção de neurotransmissores. Estudos indicam que apenas cinco minutos de mindfulness podem resultar em uma redução de 25% nos sintomas de dor.

Seguindo as recomendações do Colégio Americano de Reumatologia, o tratamento deve ser abrangente e incluir diferentes abordagens. O primeiro passo é a educação do paciente sobre a doença, para que ele compreenda melhor sua condição e evite preconceitos.

Os exercícios físicos aeróbicos moderados são outro pilar importante do tratamento. Embora possa ser desafiador para pessoas com dor crônica iniciarem uma rotina de atividades físicas, é essencial quebrar o ciclo que alimenta a dor.

A abordagem terapêutica completa deve incluir educação sobre a doença, atividade física, práticas meditativas e acompanhamento psicológico, além do tratamento medicamentoso quando necessário. As especialistas ressaltam que pessoas com fibromialgia frequentemente apresentam quadros de ansiedade e estresse, que podem ser amenizados com estas práticas integrativas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.