CNN Sinais Vitais

Dr. Kalil: Saiba qual cor de pele tem mais ocorrências de câncer

Dermatologista explica que peles claras são mais propensas, mas pessoas negras também podem desenvolver a doença com características específicas

Da CNN
Compartilhar matéria

A dermatologista Paula Bellotti, convidada do programa CNN Sinais Vitais com Dr. Roberto Kalil, trouxe informações cruciais sobre a relação entre o câncer de pele e os diferentes tipos de pele.

Segundo a especialista, o câncer de pele é mais comum em pessoas com pele clara, especificamente nos fototipos 1 e 2. "São peles mais sensíveis por ter menos melanina, são mais sensíveis à radiação solar", explicou Bellotti.

No entanto, a médica fez um alerta importante: pessoas negras e com fototipos mais elevados também podem desenvolver câncer de pele. A diferença está no comportamento da doença, que pode dificultar o diagnóstico precoce nesses casos.

Câncer de pele em pessoas negras

Bellotti destacou que em pessoas negras, o tipo mais frequente é o câncer lentiginoso acral. "Ele dá muito em palmas, plantas e mucosas e, às vezes, passa desapercebido", alertou a dermatologista.

A especialista enfatizou a importância da proteção solar para todos os tipos de pele, incluindo áreas muitas vezes negligenciadas. "Muita gente não passa filtro solar nem nas mãos, nem nos pés, nas palmas. Então, você pode ter o melanoma nessas áreas", ressaltou.

Bellotti concluiu reforçando que a pele negra também precisa ser fotoprotegida, desmistificando a crença de que apenas peles claras necessitam de cuidados contra a radiação solar.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Dr. Kalil: Saiba qual cor de pele tem mais ocorrências de câncer | CNN Brasil