Estado de São Paulo está com estoque crítico para cinco dos oito tipos sanguíneos
Dados da Fundação Pró-Sangue mostram que a falta de doação atinge principalmente os tipos A- e O+, O-, B+ e B-
Os bancos de sangue nos hospitais do estado São Paulo estão com baixo índice de doação e isso pode ter relação com o aumento de casos de coronavírus.
Segundo dados da Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o estoque baixo atinge principalmente os tipos A- e O+, O-, B+ e B-, que estão em estado crítico.
O tipo de sangue A+ está em estado de alerta e os tipos AB+ e AB- têm situação estável
Além do tratamento para internados com Covid-19, o material doado é designado para procedimentos de doenças e cirurgias que precisam de transfusão sanguínea.
Em período de avanço de casos do SARS-CoV-2, as novas regras, para doar sangue é necessário:
- Pessoas com diagnóstico ou suspeita de coronavírus estão aptos a doar 10 dias após a completa recuperação;
- Pacientes assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste;
- Candidatos que tiveram contato com casos positivos de contaminação por coronavírus estão aptos a doar após 7 dias do último contato;
- Aqueles que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptos a doar após o término do tempo de indicação de isolamento;
- Profissionais de saúde estão aptos a doar, desde que estejam fazendo uso correto de EPI.
Você pode agendar a doação em um centro de doação da Fundação Pró-sangue clicando aqui.
Na capital paulista, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), é um dos que estão sofrendo com a escassez de doações. Segundo informações, o HSPE registra menor estoque desde o início da pandemia.
A doação de sangue é feita no endereço: Rua Pedro de Toledo, 1800, Vila Clementino. A coleta é feita de segunda a sexta, das 9h às 16h e aos sábados, das 8h às 16h. Não é necessário agendar horário.
Conforme as regras do hospital, estão impedidos de doar sangue os diagnosticados com Covid-19, durante 30 dias após o fim dos sintomas.
No banco de sangue da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o alerta está crítico para os tipos O- e A-.
Para doar, é necessário comparecer no endereço: Rua Maestro Cardim, nº 1.041. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 7h às 14h.